TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Pedagógica

Por:   •  28/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Práticas Pedagógicas I – Organização Escolar

  • O que são práticas pedagógicas?

As práticas pedagógicas são atividades planejadas que deverão ser realizadas no decorrer de todo o seu curso. Para isso você terá que desenvolver atividades como: projetos de pesquisa, fazer uso de tecnologias digitais, construção de blogs, observação analítica de aulas de outros professores, observação analítica da escola por meio de seus documentos ou rotinas de trabalho em diferentes setores. Essas atividades correspondem à parte prática do curso e visam desenvolver a capacidade reflexiva do acadêmico sobre o exercício profissional da docência. Para isso, o você deverá relatar e analisar cada prática, procurando extrair dela uma aprendizagem que o leve a construir novas e melhores formas de ensinar.

  • Orientações para a realização da Prática Pedagógica I:

 

Para iniciar as atividades práticas, e cumprir a carga horária exigida na disciplina, você deverá realizar os seguintes passos:

  1. Escolher a escola para realização da prática;
  2. Entrar em contato com a direção, solicitando autorização para a sua entrada na escola e coletar assinatura na carta de aceite;
  3. Realizar da atividade;
  4. Elaborar o relatório;
  5. Postar na plataforma para correção.

            Após selecionar a escola e receber a autorização, inicie as seguintes atividades:

  1. Análise a rotina de trabalho da gestão da escola (Direção e Pedagoga);
  2. Elaboração do relatório:

Após análise dos documentos citados acima, elabore um relatório   de no máximo 2 páginas abordando os seguintes itens:

  • Em sua percepção, quais os pontos positivos e negativos em relação ao trabalho dos gestores escolares?
  • A escola é composta por direção, coordenação pedagógica entre outros profissionais da educação? Como você está iniciando seu curso agora, relate a sua percepção sobre como se dá a organização do trabalho pedagógico para o início do ano letivo, do semestre ou do bimestre (Com base no período do ano que você for realizar a prática). Quais os principais pontos que o pedagogo da escola precisa ter atenção nesse início de período?

  1. Postagem na plataforma:

Você deverá digitalizar o documento assinado pelo diretor e postá-lo no AVA junto com o relatório para que sejam avaliados e validados pelo professor e tutor da disciplina. Você deverá organizar e guardar os documentos originais em uma pasta, cuja entrega será solicitada ao final do ano, conforme as orientações do Plano de Desenvolvimento de Atividades Práticas.

Qualquer dúvida, entrar em contato com os tutores.

MODELO DE RELATÓRIO PARA REGISTRO DAS ATIVIDADES

PRÁTICA PEDAGÓGICA

IDENTIFICAÇÃO DA PRÁTICA

Prática Pedagógica I

Nome do Acadêmico: Jorge Simas Pinheiro Junior

Data:

Curso: Pedagogia

Período:

Instituição onde realizou a prática:

Público-alvo: Diretor, Coordenador, Professores e Alunos

Registro da Carga horária da prática

Escolha da escola para realização da prática;

10h

Realização da prática;

20h

Elaboração do relatório;

10h

Postagem na plataforma.

10h

Total da Carga Horária

50h

Atividades realizadas:

 Análise a rotina de trabalho da gestão da escola (Direção e Pedagoga);

 Elaboração do relatório.

Objetivos da atividade:

A prática pedagógica tem como objetivo promover a aprendizagem do aluno, proporcionando atividades enriquecedoras e benéficas ao aprendizado, exercendo os conhecimentos previamente adquiridos durante o curso e executando as novas competências e habilidades adquiridas durante as atividades práticas.

Relatório da atividade:

A realização das atividades se deu de forma organizada, onde foram desenvolvidas atividades de responsabilidade pela organização e operacionalização dos processos educativos da Formação e do Desenvolvimento Profissional, além de prestar o devido apoio ao Gestor Direto durante a execução das atividades. Foi dado ainda suporte atendendo os docentes e discentes, e ainda o controle dos cronogramas de cursos, estoques de materiais e elaboração de planos de aula dos cursos e palestras.

Os dias passados foram bem aproveitados, podendo absorver conhecimentos, competências e experiências que serviram para o enriquecimento do conhecimento e aprimoramento de habilidades já adquiridas. Foi possível observar os professores e a metodologia de cada um, bem como a organização escolar.

O papel do diretor, o líder, deve ter várias funções no ambiente escolar, por exemplo, articulação entre todos os setores da escola, influenciando positivamente o ambiente em todos os sentidos, clima organizacional da escola, por exemplo, o bom desempenho do trabalho dos especialistas que lá trabalham e, acima de tudo, garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

O diretor está envolvido em tarefas administrativas e pedagógicas, tem como ponto negativo a impossibilidade de se acompanhar mais de perto todo o trabalho que está sendo realizado. Por outro lado, possui toda uma equipe pedagógica composta por coordenação e orientadores dando todo o suporte para manter tudo funcionando.

A escola possui Direção, Coordenação e Orientador Pedagógico. Cada um possui papel fundamental para o perfeito funcionamento escolar, seja na gestão, organização ou estrutura. Os processos educacionais são previamente organizados em planilhas onde é feita a distribuição das aulas, e de mesmo modo, montada a agenda do professor de acordo com a sua competência.

O professor demonstra grande preocupação em manter a disciplina e acompanhar o conteúdo, não se interessa em saber se o aluno aprendeu ou não, se despertou real interesse pelo conteúdo desenvolvido na realidade pelo aluno. Com base nessa atitude, o aluno é taxado de desinteressado, carente e indisciplinado.

Durante a avaliação, o aluno deve ser tratado como um ser social, sujeito de seu próprio desenvolvimento, onde a reconstrução da avaliação se dá não por meio de experiências individuais ou fragmentadas, mas por meio de uma avaliação contínua que se estende para além do âmbito escolar.

 

Conclusão:

O desenvolvimento das atividades práticas tem sido bastante enriquecedor, sendo possível não somente desenvolver, mas também adquirir novas competências colocando em prática e vivenciando novas descobertas, acompanhando outros profissionais e as metodologias praticadas por cada um. Essa é uma boa forma de se autoconstruir, e traçar o perfil profissional que se almeja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (203.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com