TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Pedagógica Letras/Inglês

Por:   •  9/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 7

Prática Pedagógica Letras/Inglês

JUCILÉIA DA SILVA SÁ

RA 1109657

Atividade 1

A COMPETÊNCIA - Quando falamos de competência nos referimos às pessoas. Somente as pessoas são competentes, complementarmente animais ou objetos não são competentes. A ideia de competência se constitui em três elementos fundamentais: que são pessoalidade, âmbito e mobilização. A competência esta ligada ao conhecimento e vice-versa, mas ter este conhecimento e manter para si próprio também não é uma atitude de competência. Uma pessoa competente é uma pessoa com capacidade de mobilizar o conhecimento com clareza baseando em fatos concretos, buscando explorar, extrapolar, sair do cotidiano. Ser competente em alguma coisa significa ter a capacidade de mobilizar o que se sabe em um determinado âmbito, contexto para realizar aquilo que se deseja, ou que se quer.  Podemos dizer que um aluno competente é aquele com capacidade de mobilizar recursos para avançar e resolver as situações complexas que lhe são apresentadas.

Atividade 2

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

A pesquisa de Gardner identificou e definiu oito tipos diferentes de inteligências. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências. As inteligências são classificadas em inteligência linguística, lógico-matemática, a espacial, a musical, a sinestésica corporal, inteligência interpessoal, intrapessoal e a naturalista. A inteligência linguística é a capacidade de dominar a linguagem encontrando as palavras certas para se expressar. A inteligência lógico-matemático esta ligada a capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos. A inteligência espacial a capacidade de observar o mundo e os objetos em diferentes perspectivas. A musical toda cultura tem uma forma de musica, mais ou menos elaborada, levando Garden entender que há uma inteligência musical latente. A habilidade de diferenciar sons, ritmos, tons e timbres.  Muito comum entre dançarinos, atores, atletas e cirurgiões e artistas plásticos a inteligência sinestésica por ser uma inteligência de manipular ferramentas e expressar sentimentos através do corpo. A interpessoal é a habilidade de entender os sentimentos e a motivações das pessoas. A intrapessoal é entender a si próprio, entender o que se quer o que se sente. A naturalista entender os seres vivos e a natureza. E por ultima a existencial que questiona o porquê vivemos e porque morremos. Gardner acredita que existem ainda outras inteligências...

Atividade 3

Após assistir ao vídeo, responda as seguintes perguntas:

a) Quais os pontos positivos dos projetos apresentados?

- Diálogo entre as disciplinas,

- Participação e interesse dos alunos,

- Pesquisa,

- Possibilidade do aluno se desenvolver amplamente em outras áreas do saber,

- Flexibilidade nas estratégias.

b) Quais os pontos negativos?

- Caso não haja diálogo entre as disciplina o projeto pode não atingir seus objetivos, levando os alunos ao desinteresse.

-Segundo o depoimento dos alunos o projeto em si não teve pontos negativos, encontraram  dificuldades que tiveram que ser trabalhadas tanto pessoal quanto em equipe. Pois o trabalho com projeto exige mudança na postura e no comportamento.

c) Você achou o projeto relevante? Sim ou Não? Por quê?

Sim. De acordo com o depoimento dos estudantes eles viram e experimentam uma forma de aprender através do método da pesquisa, do debate, onde eles tiveram que buscar argumentos para dar suporte ao que eles defendiam, posicionando de forma critica. O projeto teve a participação ativa dos alunos trazendo um conhecimento efetivo sobre a escravidão e problemas da nossa sociedade.

Atividade 4

Elabore um parágrafo-síntese mostrando o que achou do ícone “Sugestões de Aula” do site Portal do Professor. Ele é de fácil acesso? Os planos de aula são relevantes? Há também projetos? O que foi mais significativo para você?

O site tem o objetivo educacional sendo de grande ajuda complementar ao planejamento de aula. Tem um layout simples e de fácil acesso abrangendo várias áreas do conhecimento. Para o professor o ícone é de grande relevância além de material pronto o professor pode ter novas ideias para criar e aprimorar os materiais que ira trabalhar em sala de aula, deixando os alunos motivados e engajados nos conteúdo ensinado. Além de planos de aulas há sugestões de projetos.  Há uma sugestão de projeto de jogos de xadrez para manter os alunos fora de conflitos no horário de recreio muito interessante, além de manter os alunos ocupados trabalhara o raciocínio logico e concentração.

Atividade 5:

Baseando-se na videoaula, escreva um parágrafo-síntese mostrando a diferença entre o projeto Interdisciplinar e o projeto realizado na disciplina.

O projeto interdisciplinar exige mais do trabalho em equipe dos professores para que os resultados sejam efetivos. É necessário a troca de informações entre as disciplinas, observando o fenômeno de estudo sob diferentes pontos de vista. A interação entre os professores, alunos em busca da solução do problema deve ser trabalhado em harmonia, nenhuma disciplina deve ser vista em posição diferenciada sobre o assunto todas tem sua importância e relevância, bem como o professor. Este trabalho exige uma flexibilidade na postura do profissional, desafios intelectuais e interpessoais. Exige uma aceitação de opiniões contrarias. Já o projeto disciplinar conta apenas com o professor da disciplina em questão. Os alunos estarão focados apenas na solução do problema daquela disciplina específica.

Atividade 6

ESTRUTURA DE PROJETO

PROJETO: Jornal escolar

1.Série ou ano dos alunos: 9° ano ensino fundamental II.

2.Tema: Diversidade de Gênero textuais

3.Justificativa:

O tema foi escolhido devido à necessidade de escrever com coerência e saber produzir textos sobre diferentes tipos de assuntos. Fazer uso da língua para expressar os pensamentos, as necessidades, as conquistas e etc.. Saber o momento de usar os recursos linguísticos para se comunicar nas diferentes esferas sociais. O jornal dará um leque para explorar os variados gêneros textuais. O projeto vai ao encontro do que preconiza o projeto politico pedagógico da escola sobre o estudo da língua portuguesa garantido ao aluno a formação básica, desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com