TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS/INGLÊS II

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 10

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS/INGLÊS II

Fabrício Costa Massena

Fabrício Costa Massena

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS/INGLÊS II

Este trabalho é pré-requisito para aprovação na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Letras/Inglês, do Curso de Letras/Inglês (modalidade EAD), ministrada pelo professor(a) Maria Francisca Teresa Velloso Porto Ferreira, da Universidade Estácio de Sá.

Porto Alegre/RS

2018.3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .............................................................................................. 4

1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA ...................................... 5

1.1 Aspecto físico, humano e material ................................................................ 5

1.2 Projeto Político-Pedagógico ......................................................................... 6

1.3 A escola como um grupo social .................................................................... 8

1.4 Atividades docentes e discentes .................................................................. 9

2. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 11

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................. 13

INTRODUÇÃO

Este relatório refere-se às experiências vivenciadas na disciplina de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Inglês II, do Curso de Letras/Inglês, da Universidade Estácio de Sá, que consiste na observação de aulas de inglês em escola de alunos do ensino fundamental.

A importância desse período de acompanhamento das aulas de Inglês na Escola Técnica Municipal Farroupilha, localizada na cidade de Triunfo-RS, justifica-se devido à necessidade de aproximação e conhecimento da realidade escolar, e da elaboração de diagnóstico dessa realidade como possibilidade para traçar o plano de ação para docência. Na tentativa de facilitar a conquista destes objetivos, foram necessárias 132 h/a de observação e prática em sala de aula, pois, acredita-se que a partir de um olhar atento seja possível aproximar a futura prática docente às reais necessidades dos discentes em geral.

1. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

1.1 Aspecto físico, humano e material

A Escola Técnica Municipal Farroupilha está localizada à rua Bombeiros Voluntários, nº 210, no município de Triunfo, no estado do Rio Grande do Sul e tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Triunfo.

O prédio em que funciona a Escola Técnica Municipal Farroupilha, pertence à Prefeitura, possui 02 (dois) andares, no segundo andar possui 12 (doze) salas de aula e 01 (um) banheiro feminino e 01 (um) banheiro masculino. No pavimento térreo encontram-se a sala da Direção, sala da Orientação, sala da Supervisão, a Secretaria, a Cozinha, o Refeitório, o depósito de alimentos, a Biblioteca, a sala dos Professores, 01 (um) banheiro para professores e funcionários, 01 (um) banheiro masculino, 01 (um) banheiro feminino, 02 (dois) Laboratórios de Química, o depósito de material químico, o depósito de equipamento de segurança do trabalho, o serviço de apoio Pedagógico, o Auditório (com recursos como Smart TV, Data Show, sistema de áudio e computadores) e o depósito de material em desuso.

A Escola Técnica Municipal Farroupilha oferece Ensino fundamental (diurno), Médio (diurno), EJA Fundamental (noturno), Curso Técnico em Química (noturno), Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio (diurno) – Eixo Controle e Processos Industriais e Técnico em Segurança do Trabalho – Eixo Segurança.

O corpo docente conta com professores qualificados em diversas áreas de atuação, tanto para o Ensino Fundamental e Médio como para o Técnico. A maioria do quadro docente possui especialização.

O corpo discente da Escola Farroupilha é constituído de alunos oriundos de outras escolas municipais e estaduais do município. No diurno predomina a faixa etária entre 06 e 18 anos, no noturno preponderam trabalhadores variando em uma faixa etária de 18 a 50 anos.

Os objetivos dos alunos que frequentam a Escola são diferentes, os discentes do diurno predominam a expectativa de continuidade dos estudos, os discentes do noturno há a preocupação primeira com a permanência no mercado de trabalho. Já entre os alunos que frequentam os cursos Técnicos Profissionalizantes predomina o interesse em buscar uma formação específica para o mercado de trabalho.

1.2 Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político-Pedagógico da escola perpassa questões sociais características do município de Triunfo, bem como a questão pedagógica em si. A escola tem como filosofia “Proporcionar uma educação alicerçada na participação coletiva, no trabalho e na liberdade, que garanta aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, participativos e responsáveis, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.”

Também faz um diagnóstico da escola e da realidade contextual. Assim, busca demonstrar algumas dificuldades estruturais, pois a escola que era apenas de nível médio absorveu uma escola de nível fundamental recentemente fechada no município, o que trouxe novos desafios. No que tange a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com