TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino em Educação Infantil

Por:   •  1/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Kely Tiago da Silva Amorim

RGM: 27738833

Curso: Pedagogia

Nome da atividade: Prática de Ensino em Educação Infantil

Atividade da Unidade 1 - Refletindo sobre a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

        O estágio supervisionado, nada mais é do que uma oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas no decorrer do Curso de Pedagogia, provocando assim, uma reflexão-ação. Por isso, destaca-se como eixos centrais para a construção da identidade do professor de educação infantil: formação do profissional para a sua valorização, Práticas pedagógicas eficazes.

 A escola tem a preocupação de promover socialização e interação dos alunos com necessidades especiais com os colegas e professores em sala de aula, pátio, educação física, recreio e demais espaços, reações com a rotina da escola, convivência e acessibilidade nos diversos espaços da escola.

A Formação do profissional pautada em abordagens inovadoras, e em um ensino comprometido com a formação global do aluno, em um mundo em que muitas vezes a Educação familiar é “terceirizada” é um desafio, muitos pais deixam os filhos à mercê dos cuidados de outras pessoas por razões adversas, e assim, responsabilizam a escola em educar os filhos em todos os aspectos, inclusive valores humanos (empatia, respeito, justiça, amor, dignidade, democracia, etc.), sabe-se que a família é a primeira escola da criança, é a célula da sociedade. Por meio das dez competências gerais da BNCC é possível contribuir para um ensino de qualidade, daí a importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

As Práticas pedagógicas são aspectos essenciais à formação de um bom profissional, é necessário colocar em prática todas as teorias aprendidas em prol de uma educação transformadora, principalmente neste tempo de pandemia. É na escola que vivenciamos uns choques entre as diferentes culturas, diferentes saberes e opiniões. Dessa forma, deparamos com turmas heterogêneas as quais exigem de nós práticas pautadas em diferentes metodologias e intervenções por meio de atividades de ensino direcionadas a diferentes grupos de alunos com níveis e graus de proficiência. É no estágio supervisionado que construímos a nossa identidade enquanto educadores, novas abordagens, nova rotina, novas ideologias em prol do processo ensino-aprendizagem inovador.

O Planejamento flexível deve ser um documento norteador, é um norte, um guia, onde o professor pode ser visto como uma ponte que leva o aluno ao saber. Não há ensino de qualidade sem um planejamento exitoso, a prática deve ser pautada no Currículo da escola, BNCC, PPP, regimento escolar e demais documentos que regem a Educação Infantil e devem ser trabalhados de forma comprometida e inovadora.

Cabe ao professor da Educação Infantil, procurar mediar sempre, não só pensando no conteúdo em si, mas como é a relação do aluno com o conteúdo apresentando, sempre usando a criatividade e fazendo com que este aluno se sinta parte do processo de ensino-aprendizagem. Ao falar dos conhecimentos específicos para sala de aula é importante que o professor utilize sua criatividade para conseguir responder os porquês e dúvidas de seus educandos. Sabe-se da dificuldade que existe em se trabalhar com pessoas diferentes, no entanto é de fundamental importância que o professor consiga trabalhar com diferentes realidades num único ambiente, a sala de aula, considerando a realidade de cada criança, buscando atender a todos de maneira similar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com