TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino em Educação Infantil

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

                                   Prática de Ensino em Educação Infantil

Aluno: Amanda Souza Fathi Bahr

RGM: 27474879

Polo: Sorocaba_Centro

Tutor: Alan Matos

Contribuição do Estagio para o Futuro Profissional da Educação

Pode se dizer que o estágio é o momento mais esperado de quem cursa pedagogia, pois contribui para o aluno ter noção pratica e até mesmo para analisar se é realmente essa área que tal se vê num futuro próximo.

Assim, o estágio destaca-se como um elemento central nos cursos de formação inicial de professores (as) e tem a finalidade de produzir conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, pois proporciona uma grande aproximação com a uma realidade profissional docente, e também possibilita novas práticas em sala de aula, observadas e desenvolvidas de acordo com o acompanhamento.

Referente ao estágio Silva (2011, p. 08) considera que: [...] As idas dos alunos a campos de estágio representam um esforço dos projetos curriculares na direção da valorização de uma experiência de conhecimento que não está localizada apenas em conteúdos disciplinares pertencentes à grade curricular. Elas se pautam por uma visão que as vê como ocasião de formação. Experiência de estranhamento. Exploração da alteridade. Encontro com o que é diferente daquilo que se tem no cotidiano. [...] Um conjunto no qual aquele que olha não se insere por justaposição, mas por inter-relação, interpelação.

Consideramos importante ao aluno refletir sobre esse trecho, para que se formem profissionais comprometidos as nossas crianças.

O curso de Pedagogia forma os estudantes para três tipos de docência: A docência para a creche, para a pré-escola e para os anos iniciais do ensino fundamental.

Contudo, o estágio vai promover a relação teoria-prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro de sala de aula.

Em relação a documentação no estágio no qual o estagiário faz registro da vivencia escolar possibilita uma reflexão ao estudar o que ali foi registrado, gerando ideias para discussão não somente da área pedagógica, mas também áreas comportamentais das crianças e isso gera estratégias de como lidar no ensino e vivencia quando a o aluno exercer a função.

Refêrencias: SILVA (2022,p 08). Estágio e Docência na Educação Infantil: Questões Teóricas e Práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com