TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino em Educação Infantil

Por:   •  28/11/2022  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 2

Prática de Ensino em Educação Infantil

Aluna: Vivian kelle Lau Alves Farias

RGM: 2229024781 

Pedagogia

Polo: Passos MG

Tutor: Rita de Cassia Andrade

Atividade I: Após a leitura do artigo indicado acima e do material de apoio para atividade de aprofundamento, elabore um texto dissertativo de no mínimo 1 página, com introdução, desenvolvimento e conclusão, a respeito da importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.

O estágio é de suma e grande importância na formação inicial docente, uma vez que é permite o contato direto dos estudantes com a realidade escolar, levando estes alunos em formação inicial a vivenciarem ao processo de ensino e aprendizagem sobre uma visão docente. 

Na educação infantil a formação docente e o estagio é bastante significativo e muito importante, pois é nessa fase que se faz compreensão do é primeira etapa da educação básica, e que nela se inicia a construção do ser criança e sua forma particular de aprender.

A formação de professores não deve estar baseada e limitada em apenas na aquisição de conhecimentos didáticos teórico, avaliações escritas e objetivas, sendo assim deve considerar a forma prática, vivenciada e sentida, dessa maneira o aluno primeiramente aprende de forma rica, para que assim possa atuar de uma forma competente. Levando em consideração que não basta saber o conteúdo a ser trabalhado, porém é fundamental saber transmitir o conteúdo, ou seja, procurar uma forma prática e eficaz de passar o conteúdo para a criança, para ter maior êxito nas necessidades para que assim sejam obtidos resultados positivos sobre este processo de aprendizagem de cada estudante.

Sendo assim considera se que o estágio é muito importante para a formação de professores, pois  promoverá uma relação de teoria a prática de ensino de forma que o individuo faça uso de reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro da escola e de sala de aula. O período de estágio vai provocar uma visão crítica pelo processo, fazendo o aluno compreender a realidade em que deverá atuar. Por isso, conclui se que no processo de formação o estágio no ensino infantil sem dúvidas é fundamental, pois em meio a tanta teoria, este se faz relevante devido a sua ação.

Referência:

Drumond, Viviane ESTÁGIO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS Olhar de Professor, vol. 22, 2019 Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=68462591002 DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.22.0003

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com