TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicomotricidade

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho teve por objetivo abordar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Tal desenvolvimento é visto como integral, ou seja, físico, intelectual, afetivo e social.

A psicomotricidade é a ciência que estuda o individuo através de seu corpo em movimento, nunca separando o corpo do intelecto. É através da estimulação psicomotora, desde a infância, que podemos colocar a criança em constante interação com ela mesma, com o meio, e com o outro.

O tema em questão foi abordado, historicamente, no século XIX, quando foi necessário nomear zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras. De início, a psicomotricidade era tratada apenas como uma prática corporal, um método diretivo e mecanicista, ou seja, tinha a preocupação de aplicar testes com o objetivo de avaliar o perfil psicomotriz do sujeito. Durante a avaliação era descartado aspectos sociais e emocionais. Tal prática é conhecida como psicomotricidade funcional.

Com o tempo passou de um trabalho mecanicista e diretivo para um trabalho mais relacional, chamado de psicomotricidade relacional, onde o sujeito se relaciona com o meio, com sigo mesmo e com o outro, através de seu corpo em movimento. Corpo e mente, passam a ser visto, de maneira unificada.  

Partindo dessas duas vertentes, relacional e funcional, surge à educação psicomotora que se refere a uma formação de base imprescindível a toda criança, com ou sem alguma limitação, pois por intermédio de uma ação educativa, a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, pode beneficiar a formação da imagem do corpo e a essência da personalidade.

Em se tratando de educação infantil, a educação psicomotora deve ser desenvolvida de maneira lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, uma vez que esse universo lúdico é característico da infância. É por meio da ludicidade que permitimos a criança se desenvolver de maneira prazerosa e divertida.

A estimulação psicomotora adequada põe a criança em jogo com o objeto, com o meio e com ela própria, e cria uma comunicação corporal repleta de significados. Sendo adequada, pode também auxiliar na aquisição da leitura e escrita, uma vez que tal aquisição exige que a criança adquira certo nível de desenvolvimento global.

Portanto, no contexto da Educação Infantil, ressaltamos que as atividades psicomotoras não devem ser realizadas de forma mecânica, visando apenas os aspectos funcionais, mas sim de uma forma lúdica, com o objetivo de promover articulações entre as estruturas física, intelectual, afetiva e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com