TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA e A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

Por:   •  3/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DE

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FE

CURSO: PEDAGOGIA

INGRYD STÉFANI OLIVEIRA DE MOURA

RELAÇÃO FAMÍLIA / ESCOLA e A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA no acompanhamento e retorno aos deveres de casa das crianças sob  ótica de uma pedagoga.

MOSSORÓ/RN

2018

INGRYD STÉFANI OLIVEIRA DE MOURA

        

RELAÇÃO FAMÍLIA / ESCOLA e A IMPORTÂNCIA do acompanhamento e retorno aos deveres de casa das crianças sob  ótica de uma pedagoga.

Projeto de monografia apresentado ao curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, como requisito obrigatório para conclusão da disciplina laboratório de monografia, sob a orientação do professor Manoel Fábio Rodrigues.

 

MOSSORÓ/RN2018

SUMÁRIO

TEMA:        4

INTRODUÇÃO        4

Problema        5

Referencial teórico        6

Metodologia        6

Cronograma:        9

REFERÊNCIAS:        10

INGRYD STÉFANI OLIVEIRA DE MOURA

TEMA:

  • RELAÇÃO FAMÍLIA / ESCOLA e A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA no acompanhamento e retorno aos deveres de casa das crianças sob  ótica de uma pedagoga.

INTRODUÇÃO

A família e a escola são duas instituições que tem sido atingidas  por várias situações e controvérsias em nossa sociedade, notadamente na área educativa, sendo alvos de ataques e de muita polêmica. Desde os novos modelos de família até a discussão do Projeto Escola sem Partido, essas instituições estão fragilizadas inclusive nos elos entre si.

Na perspectiva de uma educação acolhedora e que dê frutos, a escola deve buscar se relacionar com  a família de seu aluno, usando estratégias que propiciem essa relação de modo que a família realmente ajude no processo ensino-aprendizagem de seus filhos. Os alunos de hoje, na sua grande maioria,  não têm recebido acolhida de seus pais ou responsáveis, estão chegando na escola sem nenhuma evidência de ajuda em suas tarefas escolares.

A inquietação em discutir essa temática, surgiu a partir de uma experiência que tive em sala de aula de uma escola da rede Municipal de Ensino de Upanema/RN, vivida através de uma disciplina obrigatória do Curso de Pedagogia denominada Prática Pedagógica Programada - PPP, onde juntamente com meu grupo passamos uma semana observando a prática da pedagoga em sala de aula. O objetivo da observação foi identificar e descrever o relacionamento professora – alunos, mas fugi um pouco do objetivo dessa orientação e passei a olhar para as crianças, fiquei atenta aos comportamentos, ajudava sempre que preciso nas atividades e gostava de conversar com elas. Eram crianças de 3º ano e muitas não sabiam ler, mas uma coisa me chamou a atenção, a professora ao conversar conosco falou que no contra turno dava aula de reforço para aquelas crianças que ainda não sabiam ler, pois via que a família não ajudava e isso em decorrência de vários fatores como pais analfabetos, desestrutura familiar, e muitas por  falta de interesse mesmo.

Diante disso, pude perceber a importância daquela professora na vida dos alunos, e que ela estava exercendo um papel que seria dos pais, um reforço que deveria partir  dos pais e responsáveis, mas estes não reconhecem a importância dessa atitude de ajuda deles na vida dos filhos.

Um  elo amigável precisa existir entre a família e a escola, para que os alvos educativos estabelecidos pelo ambiente escolar possam ser alcançados. São várias as inquietações referentes a essa temática, e todas me levam a refletir em como a presença da família tem grande peso positivo, quando ela se faz presente, e negativos, quando não existe essa presença na vida escolar da criança. Desse modo, surgem algumas perguntas acerca dessa problemática, tais como: “ o que deve ser feito? Qual realmente é o papel da escola? Porque muitas famílias não exercem suas responsabilidades? O fator social influência no desempenho escolar da criança?

Problema

No entanto, o problema que identifiquei ficou implícito na pergunta: “Os deveres de casa não realizados pela família ou responsáveis pela criança atrapalham o desempenho na aprendizagem nos anos iniciais?”  

Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho é Identificar a concepção de uma pedagoga de escola pública do município de Upanema-Rn sobre a importância da realização dos deveres de casa com a ajuda dos pais. Como objetivos específicos, elenquei: 1. Refletir sobre a questão dos deveres de casa numa turma de 3º ano de escola pública no município de Upanema/RN, 2. Traçar um perfil das famílias responsáveis pelos alunos da turma pesquisada, e 3. Analisar a opinião de algumas famílias desses alunos sobre os deveres de casa.

Referencial teórico

Não são abundantes as obras que tratam dos deveres de casa no Brasil, mas alguns autores abordam essa temática e a partir deles, estaremos argumentando o texto e estabelecendo um diálogo possível. Autores como Barros (1998), Dessen e Polonia (2007), Reis (2001), Tiba (2002), Dessen; Aranha (1994) dentre outros, estarão referendando este trabalho.

Metodologia

Para concretizar esse trabalho, será realizada uma pesquisa de caráter qualitativo resultante de uma observação participante. Conforme Valadares (2007),

A observação participante implica saber ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. É preciso aprender quando perguntar e quando não perguntar, assim como que perguntas fazer na hora certa (p. 303). As entrevistas formais são muitas vezes desnecessárias (p. 304), devendo a coleta de informações não se restringir a isso. Com o tempo os dados podem vir ao pesquisador sem que ele faça qualquer esforço para obtê-los. 

É também uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário e abordagem em um aprofundamento bibliográfico. Para Minayo (2001),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (312.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com