TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Francesa, Revolução Industrial, Revoluções Nacionais

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

FREDERICK FREBEU

FREBEU viveu na era das revoluções, nela ocorreram: a Revolução Francesa, Revolução Industrial, Revoluções Nacionais e Guerras Napoleônicas.

Junto à revolução francesa surgiu uma nova concepção de homem e sociedade= o homem liberal, que impacta na observação da criança que deixa de ser vista como apenas um adulto em miniatura, que precisa de atenção e educação voltada a sua faixa etária. Junto as revolução industrial, os países se viram obrigados a criar sistemas nacionais de educação e a acabou levando a revolução educacional, propagação e implementação do que era chamado modelo tradicional de educação.

A mãe de FREBEUL faleceu meses depois de nascimento devido complicações de seu parto, e como seu pai, alem de muito rude, trabalhava muito e sua madrasta tinha outros cinco filhos, ele foi marcado pela solidão e criou um espírito autodidata. Seu pai lhe ensinou a ler e escrever e foi responsável por sua formação religiosa protestante, mas não o considerava um intelectual e cedo lhe colocou para realizar atividades manuais, começa aí como auxiliar de guarda florestal e descobre seu amor pelas ciências naturais que ancoraram as suas idéias educacionais.

1799 – inicia o curso de Filosofia em Hiena – onde continua estudando as ciências naturais e tendo como principal paixão por minerais.

1805 -  torna-se professor estimulando nos seus alunos a auto educação e aperfeiçoamento, que fizeram parte de suas vivências e assim nascia um educador fruto da prática que produzia uma metodologia baseada em vivências.

1808 - sofreu influência de Pestalose – Suíça – passou dois anos, mas rompeu com ele por ir de encontro às metodologias de Pestalose (que julgava direcionar o desenvolvimento é destruir o conhecimento) que se preocupava com questões sociais e políticas, sendo que FREBEU considerava isso supérfluo, pois desvirtuava o foco da educação que deve ser o de seguir o desenvolvimento infantil.

1812 – já na faculdade de Berlin conheceu sua futura esposa, mas antes de casar participou da guerra pela unificação da Alemanha contra o avanço do exercito de Napoleão Bonaparte. Ao voltar da guerra fundou o Instituto de educação onde foi diretor por sete anos e nesse período publicou sua mais importante obra: a educação do homem.

1837 – funda o Instituto auto didático – ali ele elaborava materiais para que as crianças expressassem de maneira intuitiva seu interior.

*Suas idéias reformularam a educação*

1840 – fundou o primeiro jardim de infância do mundo que se constituía em centro de jogos organizados segundo princípios froiberianos – destinados a crianças menores de 6 anos. Ele acreditava que as crianças eram especiais e pensava que elas deveriam crescer livremente como flores num jardim, livres para crescer do seu próprio jeito.

1843 – 1844 mais de 40 jardins de infância surgiram na Alemanha.

1851 – essas instituições foram proibidas, pois ele foi acusado de ser ateísta e socialista.

Um ano depois ele morre sem que seu Jardim da infância tivesse voltado a funcionar.

Tríade de FREBEU: Deus, natureza e homem (ele via como uma unidade vital), para ele Deus está em todas as coisas, tanto na natureza como na humanidade – essa idéia o fez definir e trabalhar a infância como a época mais fértil para se trabalhar essa tríade.  

Segundo ele, para ter desenvolvimento é necessário liberdade que é uma manifestação do Divino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com