TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAUDE E SEUS DETERMINANTES

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

A SAUDE E SEUS DETERMINANTES SOCIAIS

Os vários termos de determinantes sociais de saúde (DSS) declaram, com maior ou menor nível de detalhe, a visão atualmente generalizada de que as circunstâncias de vida e trabalho da população e de grupos de indivíduos estão ligadas com sua situação de saúde.  Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os condições sociais, econômicas, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que denominam os acontecimentos de problemas de saúde e fatores de risco nas pessoas.

Tendo em conta que atualmente tenha-se logrado certo consenso sobre a importância dos DSS na situação de saúde, esse consenso foi sendo implantado  ao longo da história.

Entendia-se que o termo “saúde pública” expunha  caráter político e que sua prática envolve necessariamente a interferência  na vida política e social para detectar  e extinguir  os fatores que lesam a saúde da população.

Alguns autores que merecem destaque nessa corrente de pensamento são Chadwick, com seu Report on the sanitary condition of the labouring population of Great Britain, de 1842, Villermé, com Tableau de A Saúde e seus Determinantes Sociais PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1):77-93, 2007 79 l’état physique et moral des ouvriers de Paris, de 1840, e Engels, com A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, Londres, de 1845.

A definição de saúde como uma forma de bem-estar físico, mental e social, e não somente a falta de doença ou enfermidade, implementada na Constituição da OMS no instante de sua fundação, em 1948, é uma nítida manifestação  de uma opinião muito ampla da saúde, para além de uma perspectiva centrada na doença.

A Conferência de Alma-Ata, no final dos anos 70, e as ações inspiradas no lema “Saúde para todos no ano 2000” dão ênfase  ao tema dos determinantes sociais que se consolida com a fundação da Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde da OMS, em 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com