TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE EMPENHADA NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL

Por:   •  27/12/2018  •  Monografia  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

TÍTULO DA ATIVIDADE FINAL

A SOCIEDADE EMPENHADA NA INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL

BIANCA MORGADO

MARIA INÊS DA CRUZ CAREGALINI

RITA DE CÁSSIA DORNELLES CORREA

Cidade, ITU SP– 16 de OUTUBRO  de 2018.

1 INTRODUÇÃO

O FNDE vinculado ao MEC capta recursos para desenvolver programas que visam a melhoria da educação brasileira.

A LDB estabelece que a educação deve oferecer condições e uma educação de

qualidade ,acesso e permanência nas escolas para todos.

Para que seja possível e real uma verdadeira inclusão social e escolar será imprescindível que ocorra uma mudança na mentalidade, reflexões e principalmente uma valorização da diversidade; para isso faz-se necessário a aceitação dos diferentes.

O entrosamento da  educação escolar,o trabalho e as práticas sociais é fundamental para o sucesso da educação do nosso país:dar autonomia e preparar o educando para exercer o seu papel pleno na sociedade.

Quando tratamos do tema inclusão, é muito importante ressaltar que não se trata de uma nova moda ou uma nova tendência. A inclusão não é algo que surgiu do nada. É um acontecimento de um momento histórico e faz parte de um  sistema social e econômico em transformação.

Assim, todas as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a Escola e sobre os profissionais que nela atuam, e, consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais.

      Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à Educação de nosso município, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade!

Hoje, mais do que nunca se sabe que somente por meio da Educação é possível diminuir as desigualdades sociais, o que exige, portanto, que a Escola, com seus professores e demais funcionários, não seja mais vista apenas como um conjunto de partes desconexas, que atuam de forma isolada. Mas, muito pelo contrário, pois a Escola deve ser vivida como uma unidade complexa, um sistema dinâmico, um ambiente em constante interação com os agentes de mudanças locais, regionais, nacional e internacional, sempre usando e valorizando os valores e a cultura local.

Nesse trabalho temos como objetivo apresentar informações para que a sociedade possa aceitar, compreender  e se adaptar a essa inclusão que é de direito do ser humano. Focando na formação, a especialização, dos professores, pois considerando - se o processo de mudanças por que vem passando o mundo, e no caso, também nosso município, exige-se que o cidadão esteja constantemente revendo e  reformulando seus saberes, sua forma de agir, afinal o trabalho dos professores estará sempre refletindo a formação recebida hoje.

2 PROPOSTA DE SOLUÇÃO

        

• Investir nos equipamentos adequados, compra de materiais, construção de rampas, usando o PDDE para aquisição desses materiais;

    • Capacitar os profissionais que trabalham direta e indiretamente com os alunos com palestras, cursos, seminários, sessão de estudos, etc, também com a verba do PDDE;

    • Oferecer aos alunos inclusos (ANEE) merenda adequada que atenda suas necessidades nutricionais durante sua permanência em sala de aula com ajuda do PNAE;

    • Proporcionar o acesso à escola aos alunos inclusos (ANEE) residentes em área rural, através de recursos (PTE).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com