TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Empresas na sociedade : Sustentabilidade e responsabilidade social

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos

 

Cursos Superiores de Tecnologia II

(PROINTER II)

Relatório Parcial

Tutora EAD Ana Cristina S. Aquino

Rio de Janeiro/Rio de Janeiro

2017

JOSIMAR COELHO RODRIGUES – RA: 5485273761

I - Apresentação:

        No decorrer de meu PROINTER (Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia), irei desenvolver um projeto experimental voltado ao planejamento (viabilidade) de um Sistema de Gestão Ambiental para a Empresa ECO JATO, localizada na Av. Salvador Allende nº4750, Bairro Barra da Tijuca, na cidade de Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), onde demonstrarei e comprovarei sua aplicabilidade. Inicialmente, analisarei o trabalho de campo e posteriormente planejarei qual o objetivo e estratégia que utilizarei no sentido de implantar um Sistema de Gestão Ambiental. Este projeto estará fundamentado em pesquisa de campo, análise interna (pontos fortes e pontos fracos), análise externa (micro e macroambiente), no desenvolvimento de objetivos e estratégias que sustentem os planos tático-operacionais de forma a demonstrar a grande importância de um Sistema de Gestão Ambiental ao planejamento Estratégico de uma organização.

II - Descrição da situação pesquisada

1. Nome do Negócio: ECO JATO – Lavagem, Limpeza e Higienização de Veículos.

1.1  Razão para a escolha do nome: 

[pic 2]

A razão pela escolha do nome é bem simples, a empresa procurou um nome que representasse seu sistema revolucionário de limpeza ecológico e também que deixasse claro que cuidava da estética automotiva.  ECO JATO,  pode ser traduzido como lava a jato automotivo ecológico.

1.2 Nome(s) e qualificação do(s) proprietário(s):

Luiz de Melo – Sócio proprietário

Jorge Trajano – Sócio proprietário

1.3 Analise Swot:

Ameaças

Oportunidades

Resistência no mercado

Baixa Concorrência

 Vários Concorrentes

Mercado Potencial altamente receptivo

 

Exploração de novos setores, tais como: Shoppings, Hotéis, Hipermercados, etc.

Forças

Fraquezas

Visão Sustentável

Gestão de Recursos Humanos não estruturada

Uso de Tecnologia Inovadora

Falta de profissionais qualificados no mercado

Preço Competitivo

Falta de supervisores nas equipes de atendimento

Lavagem Ecológica

Alta rotatividade de funcionários

1.4   Breve Histórico: A ECO JATO é uma empresa que gosta de carros, como todo brasileiro, e é preocupada com o meio ambiente,  tanto que busca o que há de melhor, em produtos e processos para os veículos automotivos. Utilizamos somente produtos notificados pela ANVISA, levando para os clientes o que há de melhor em limpeza automotiva. 

1.5 Fundamentos da Organização:

- Visão: Garantir a prestação de serviço com qualidade e rapidez, ética e responsabilidade ambiental, prezando sempre a satisfação máxima de nossos clientes, acreditando sempre no crescimento de nosso empreendimento para expansão de nossa marca.

- Missão: Prestar serviços na área de preservação e higiene veicular com qualidade e responsabilidade ambiental, crescendo e expandido a marca através da satisfação de nossos clientes.

- Valores: compromisso com a preservação ambiental, ética, seriedade no atendimento e compromisso com o cliente e o meio ambiente.

- Princípios: satisfação do cliente e garantia de utilização de produtos de alta qualidade sem resíduos poluentes.

- Objetivos: aprimorar o serviço a fim de conquistar seu público alvo com a possibilidade de expandir o negócio.

1.6 Fatores Críticos ou Chaves de Sucesso:

TECNLOGIA

O fator principal é a utilização de uma nova tecnologia onde não é necessário o uso de água, e nem os tanques de filtragens e purificações dos resíduos produzidos por empresas do ramo de lavagens de veículos normais. Procedimento a seco, com produtos de alta qualidade e biodegradáveis, não utiliza fricção e não risca a pintura, deixando uma ação prolongada de espelhamento, conserva a superfície dos raios UV, maresias, chuvas ácidas, gorduras e impurezas do dia a dia. Todos os produtos são garantidos e fiscalizados pela ANVISA e não causa prejuízos ao meio ambiente.

2. Produto/Serviço – nome: ECO JATO, Lavagem Ecológica e Estética Automotiva.

2.1 Fonte de tecnologia:

São diversos os produtos utilizados pela empresa, sendo todos com procedência certificada pela ANVISA, tais como: Washing Ecowax, ATT Williams Lava e Lav-a-Sek.[pic 3]

Waterless Car Wash - comercial@lavagemdecarroaseco.com.br

         Lavasek - www.lavasek.com.br

                                                      Technotrade - www.technotrade.com.br

2.2  Infraestrutura e instalações:

Um terreno próprio de dez por vinte e cinco metros (10m x 25m), com uma parte de 3 por 4 metros (3m x 4m) contendo uma estrutura metálica com telheiro de zinco.

2. 3  Localização:

Av. Salvador Allende nº4750 – Bairro Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

2.4  Investimento (SEBRAE):

[pic 4]

2.5 Principais Receitas e Despesas (SEBRAE):

[pic 5]

2.6   Qual é o fluxo do processo de produção – Utilizar fluxograma para auxiliar a determinação das tarefas e atividades:

[pic 6]

2.7 Legislação:

No Rio de Janeiro existem 430 lavagens licenciadas pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC). Destas, 86 são denominadas oficinas de lavagem e 344 como oficina de lavagem e lubrificação. Mas esses números podem dobrar em relação à quantidade de lavagens clandestinas. Para obter alvará que licencia o trabalho é necessário que o interessado se dirija à Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) para regularizar e adequar o imóvel. O segundo passo é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), para obter licenciamento ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (311.9 Kb)   docx (127.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com