TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Coordenador (a): ROGERIO MENDES DE LIMA

Aluno (a): Kátia Cristina de Souza de Mendonça Dantas.          Matrícula: 15112080234.

Polo: Itaguaí.                                                 Tutor presencial: JÚLIO HENRIQUE DA SILVA.                          

Questão 1: Uma das questões centrais enfrentadas na sociedade brasileira do século XXI é o desemprego, que atinge principalmente os jovens das periferias das grandes cidades. Considerando as discussões do curso até o momento:

  1. Indique porque, do ponto de vista sociológico, o desemprego é um problema social. (1,0)

O desemprego é um problema social, porque atinge pessoas, como também é o efeito colateral da economia capitalista, que mantendo o desemprego, sempre terá um exército de reserva de mão de obra barata.

As consequências do desemprego para o indivíduo é a sua  marginalização na sociedade, sem emprego; ele não come, não veste e não tem moradia digna. E dependendo do tempo que fique nesta situação, das circunstâncias e do caráter do indivíduo, pode levá-lo à criminalidade, o que acarreta em uma insegurança pública devido a atos de furto e violência que muitas vezes o acompanha.A solução seria o Poder público incentivar às empresas privadas a gerar mais empregos com incentivos fiscais.

 

  1. Escolha uma das teorias sociológicas clássicas estudadas nos vídeos da aula 2 e explique o fenômeno social do desemprego. (1,0)

 De acordo com Max Weber a desigualdade social, como o desemprego, existe e é um fato, mas pode ser explicada por vários fatores específicos de nossa sociedade, pode ter origem moral ou econômica. Ele faz a relação do poder e a ação social. E esta ação social, consiste em toda a ação realizada pelos indivíduos levando em consideração o que se espera que os outros indivíduos façam. Apesar do reconhecimento do poder capitalista é possível haver mudanças com a mobilização da sociedade resultando em benefícios para a mesma. Uma sociedade consciente de seus direitos e valores exigirá do Poder público uma ação em prol do bem comum, como também terá uma consciência real do poder de seu voto, caso haja a democracia em seu país.

 Texto I: COM QUE ROUPA EU VOU

Maria foi convidada para uma festa no Sábado. Lá estarão todos os seus amigos.  A grande dúvida que ela tinha é que roupa usar para ir à festa. Ela fazia parte de um grupo de meninas que gostam de se vestir de preto. Já ligou para suas amigas e todas confirmaram que iriam manter o “uniforme” na festa. Porém Maria tinha outros interesses. Ela estava interessada em um rapaz que participava de um grupo de rapazes que só andavam de branco. O que fazer pensava a nossa amiga.

Depois de muito refletir Maria resolve ir de preto e branco,um vestido xadrez,  tentando agradar ao rapaz e às suas amigas. A opção foi um desastre quase completo. As amigas consideraram sua roupa uma traição aos valores do grupo e a rejeitaram no mesmo momento. O rapaz achou ridícula aquela roupa. Apelidada de “zebra” Maria ficou deslocada na festa. A noite não se tornou um completo desastre porque havia um estilista que ao ver o modelo não convencional de Maria, encontrou a solução para os seus problemas.

Ele era dono de uma famosa griffe que produzia roupas para os jovens. Fora o criador do estilo Dark e do estilo Paz usado pelos rapazes e moças presentes na festa. Mas necessitava urgentemente de criar algo novo. A roupa que Maria usava foi a saída para este problema.

Meses depois foi lançada uma nova moda que combinava as cores preta e branca, a moda xadrez. Logo virou febre entre os jovens tornou obsoleto os estilos  de uma cor só. As antigas amigas de Maria abandonaram o negro e o rapaz também passou a utilizar o mesmo padrão de roupa.

Ah! Quase ia me esquecendo de Maria. Como era a única “louca” que aceitou andar de roupa xadrez alguns meses antes, foi convidada a ser uma das modelos no lançamento da nova moda. Hoje é famosa, rica e aparece em comerciais da televisão. E também não veste xadrez a não se nos comerciais e nas festas de famosos, afinal diz ela: “esta coisa de usar uma roupa para agradar aos outros é coisa de gente sem personalidade.”

Questão 2: Max Weber postula que a Sociologia deve procurar compreender o sentido que os atores sociais dão às suas ações. Considerando o caso acima, analise porque as ações de Maria se enquadram no que este autor denominou de Ação Social.  (1,0)

  Maria ao decidir ir à festa de vestido xadrez quebrou um paradigma, em que todos se vestiam com apenas uma cor escolhida (preto ou branco), e isso gerou conflitos em ambos os grupos.E como diz Weber toda a ação é dotada de sentido, nada é por acaso, Maria revolucionou o modo de vestir. e pensar, o que gerou consequências.

  Primeiro a rejeição de ambos os grupos à Maria, depois à ação social de controlar o modo de pensar e agir de Maria, se apropriando de sua ideia, transformando-a em um padrão de moda e pondo fim na sua atitude revolucionária, todos se vestiam iguais a ela. Houve uma mercantilização de sua ideia, o capitalismo agiu, para contê-la.

Questão 3: A desigualdade social é um fenômeno social recorrente no mundo contemporâneo e pode ser observado em todos os espaços e esferas sociais. Com base nessa premissa, realize a tarefa abaixo:

  1. Identifique três manifestações de desigualdade social que ocorrem em sua cidade. (0,5)

1).Desemprego

2).Problemas com o transporte público.

3).Aumento da criminalidade.

Estas são algumas desigualdades que vejo em minha cidade, Mangaratiba, RJ.

  1. Caracterize quais são os grupos sociais vítimas das desigualdades sociais identificadas. (1,0)

1).O desemprego atinge a maior parte da população,principalmente os mais pobres e com pouca escolaridade,  não há incentivos da prefeitura em gerar mais empregos que atinja a todos, através de convênios com empresas privadas, o que leva muitos a procurar empregos com grande rotatividade com salários abaixo da média para se sustentar ou viver de subempregos informais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com