TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.254 Palavras (26 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

        

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conforme palavras de Meksenas, dentro do contexto das sociedades capitalistas, disseminou-se a ideia de que a própria vida moderna só poderia ser entendida pela ótica da ciência, ou seja, pelo enfoque científico. Argumente sobre esse assunto, evidenciando seu posicionamento.

                 Para pensarmos a Sociologia da Educação, devemos pensar e compreender um elemento histórico fundamental da Sociologia enquanto ciência. A Sociologia enquanto ciência vai surgir no século XIX, como uma resposta intelectual para os problemas que a sociedade estava apresentando. Neste sentido, temos elementos importantes a considerar. Um deles é, justamente, a significação do século XVIII, para o surgimento da Sociologia como ciência. Este século, é o século onde temos a presença de uma dupla revolução: a Revolução industrial, de caráter econômico e social e a Revolução Francesa, de caráter eminentemente político, onde temos a burguesia, enquanto classe social, tomando o poder na França e expandindo-se para todo o mundo, ou seja, internacionalizando-se.

        Deve ficar entendido que os processos culturais no contexto das sociedades capitalistas fazem com que tenhamos forte concepção de que a ciência é a fonte de toda e qualquer explicação para está-lo no mundo. Segundo Maksenas (2005), nesse sentido a própria vida moderna só poderá ser entendida sobre a ótica da ciência, melhor dizendo, sobre a ótica dos métodos científicos e, neste processo a educação também vai sofrer transformações na medida em que passa a refletir valores que tem a ciência como base, deixando então de refletir valores religiosos anteriormente presentes no contexto da sociedade feudal. Surge no contexto social, na nova ordem capitalista a necessidade de explicar a realidade, mas também a necessidade de criarem-se espaços para preparar indivíduos que se adaptem à nova ordem estabelecida, ao novo sistema. A escola será então de certa forma a instituição que terá este papel de preparação de indivíduos que devem estar adequados ao sistema social.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

 A socialização é o processo de aprendizagem pelo qual passamos durante toda nossa vida e por meio do qual aprendemos as características do meio em que vivemos. O mundo social é composto das características culturais e de estruturas sociais, institucionais ou não, que fundamentam e guiam o comportamento daqueles que fazem parte deste mundo. Para que o indivíduo que nasce nesse meio o compreenda, ele deverá aprender os aspectos culturais vigentes dessa sociedade. Esse processo de aprendizagem é chamado de socialização. Como já sabemos, não nascemos com traços culturais embebidos em nossas mentes. A socialização, enquanto aprendizagem de uma cultura, acontece no convívio diário da criança, que nasce já inserida em uma comunidade que possui formas definidas de compreender sua realidade e de interagir com os demais membros de sua sociedade. Esse processo é responsável por garantir que o novo sujeito social aprenda como se guiar em meio ao mundo de significados que a sua realidade possui, e exercerá grande influência sobre seu comportamento.  Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo. O processo de socialização inicia-se após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola. A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. E viver em sociedade e abrir mão de vontades próprias para um bem coletivo.

  1. Explique o conceito de “educação como processo de controle social”.

A educação como processo de controle social tem a função de formar pessoas que se enquadrem no sistema da sociedade em que vive.

 No caso da sociedade capitalista sua função maior é formar as pessoas para ser mão de obra de produção.

Os conteúdos repassados aos alunos quase sempre são de acordo com a proposta do governo que também serve a um sistema.

 Os livros didáticos seguem uma norma pré - estabelecida, os currículos e os planejamentos devem estar sempre bem enquadrados no que é proposto.

 E assim os professores também são quase sempre meros repassadores de idéias pré - estabelecidas para uma efetivação mais concreta do controle social.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

Cumpre em parte. No que se refere ao repassar os conteúdos sim, sempre ensinando, divulgando idéias que acreditam ser o melhor para os alunos. Porém no resultado da aprendizagem tem sido um grande fracasso  ,pois esses alunos não tem conseguido se preparar para cumprir sua função na sociedade como deveria, tanto em relação as condições de produções,  como em relação ao comportamento pacífico que deveriam ter dentro da sociedade. Hoje o que se vê é uma população de jovens quase perdidos na vida sem vontade para o trabalho e muito menos para viver segundo as normas pré- estabelecidas desta sociedade.

Deveria ser para outros fins mais fica expresso claramente que a origem da escola de massas se dá para controlar e dominar a classe menos favorecida socialmente. A escola seria o “painel de controle” do povo, lugar onde se poderia divulgar o conhecimento necessário e o doutrinamento ideológico da classe dominante. Assim, podia-se formar mão de obra qualificada, tanto em produção quanto em subserviência. É claro que a burguesia recitava um discurso de “educação para o povo”, pois necessitava “formar” os trabalhadores para sua messe. Entretanto temia as conseqüências de que a educação demasiada poderia alimentar ambições àquelas pessoas de níveis mais baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (391.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com