TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIOLOGIA E QUAIS AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 12

                                                                                                                                           

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

2 – O QUE É SOCIOLOGIA E QUAIS AS SUAS CONTRIBUIÇOES PARA A EDUCAÇÃO

3 – RESENHA

4 – ENSINO, CULTURA E SOCIEDADE NA VISÃO SOCIOLÓGICA

5 – POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE

6 – RELAÇÃO, CAUSA E EFEITO NA VIDA EM SOCIEDADE

7 – CONCLUSÃO

8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar os significados da Sociologia e as contribuições que a mesma tem no âmbito educacional, assim como os problemas sociais que existem no cotidiano da escola e que de certa forma podem ser resolvidos com base  na sociologia. É uma ciência muito importante na educação dos dias de hoje, esse processo foi sendo construindo a partir de alguns dos fundamentos de autores como: Augusto Comte,  Émile Durkheim e   Max Weber. Esses autores nos trazem alguns conceitos de sociologia como: poder, status, mobilidade, interação e alguns outros. A sociologia nasce como uma ciência, na tentativa de explicar as mudanças sociais, em um momento de grandes mudanças e transformações que estão avançando rapidamente no mundo e também nas escolas. Esta ciência aplicada na educação, ajuda o aluno  a se integrar na sociedade, a ter senso crítico, a se posicionar de forma política, aceitar regras e muitos outros benefícios que veremos no desenvolvimento deste trabalho.

O QUE É SOCIOLOGIA E QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

        A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetivo estudar o indivíduo coletivamente na sociedade, a forma como se organizam e os processos que são usados para interligar esses indivíduos em grupos, nas instituições e nas associações. Enquanto que a Psicologia estuda a singularidade do individuo, a Sociologia estuda a coletividade dele, a forma como se constitui a sociedade e suas culturas.

        Foi com Karl Marx, Emile Durkein e Max Weber que a sociologia tomou corpo e foram institucionalizados seus fundamentos científicos.

        A Sociologia tem como função de ao mesmo tempo em que observa os fenômenos que acontecem na sociedade e dessa forma elaborar explicações sobre os fatos  sociais, como também se preocupar com acontecimentos únicos como surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando assim, seus significados e a importância que esses eventos trouxeram para a vida dos cidadãos.

        Alem de fazerem suas aplicações no planejamento social, também conduzem os programas de intervenção social. Eles tendem a intervir no meio social com um meio possível de aperfeiçoar a sociedade, auxiliando os grupos sociais. A sociologia abrange não só a área da Educação, mas também a sociologia comunitária, econômica, financeira, política, jurídica, do trabalho, da família, etc. A sociologia da Educação é vista como uma área da sociologia que tem por finalidade estudar como interage a escola e a sociedade em que esta inserida e também vê a escola como uma organização e instituição social. Os estudos dos sociólogos trazem conhecimentos que são fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e realidade social em que vive e com isso conseqüentemente, para o processo educacional. Segundo Rodrigues, o sociólogo Florestam Fernandes  [...] a educação é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas. [...] (RODRIGUES,2000,p 9). Ele achava que as práticas que têm como finalidade educar, se utilizam de técnicas, seguem normas e valores e fazem parte de uma determinada sociedade, cultura e tempo histórico.

        Um dos principais sociólogos que se preocupou com a educação na sociedade foi Durkein, pois, achava que a educação está diretamente ligada à vida social. Já que são os homens os responsáveis pela criação da escola. Foi o primeiro sociólogo a afirmar que a escola é fundamental para a formação do individuo, porque a escola e o individuo, se interagem e se completam. A escola é uma instituição que atende as condições sociais e também se submete a mudanças sempre que é preciso, por esse motivo é tida como um espaço de socialização. Durkein entende que a sociedade é como um organismo em funcionamento, várias partes trabalham em conjunto para um objetivo final. Sendo assim, cabe à escola formar o individuo e inserir nele, regras sociais através da reprodução de hábitos e valores. Existem aspectos diferentes entre educação na escola e fora dela, por esse motivo, é necessário estabelecer uma relação entre eles, já que ambos estão englobados no processo de socialização e cultura que procuram formar membros na sociedade.

        Segundo a sociologia da Educação, o processo educacional, não deve ser separado do espaço da aprendizagem, ou seja, do ambiente onde acontecem as ações do cotidiano e suas implicações. A escola tem de abrir espaço para que os alunos reflitam e analisem sobre os acontecimentos do mundo e se haverá o desenvolvimento do educando através da sociologia. A escola se apresenta como uma instituição muito importante para a socialização da moral, primordial para a o equilíbrio da sociedade, essa socialização compõe o processo de aprendizagem social das formas de viver na sociedade, seja  pensamentos, regras, símbolos. No bojo dessa socialização, está a moral da sociedade que é constituída por algumas regras, direitos e deveres, sistema de recompensa e de castigo. Essa moral faz parte da linha mestre do ensino nas escolas, as práticas pedagógicas adotadas na educação não são desvinculadas da estrutura social da qual pertence.        

/2  - RESENHA

A sociologia permite que o aluno tenha uma visão mais profunda sobre os processos sociais, analisando a escola como um grupo que está socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e também na personalidade dos alunos,  estuda também os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.
A discussão sociológica colabora para que a escola e os professores enfrentem o desafio que lhes está sendo colocado a partir da sua realidade social, garantindo assim, que seja possível despertar no aluno a sua consciência social e também expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a buscar caminhos em que haja transformação social.  A escola tem como função formar sujeitos sociais, mas ela não deve ser neutra, e sim exercer seu papel político nessa formação. Existem alguns fatores sociais que problematizam a sociologia da educação no cotidiano escolar como: baixos investimentos na educação, má formação de professores e crescimento da desigualdade social. Existem salas de aulas em que há etnias, cabe ao professor saber lidar com o multiculturalismo, atender e conduzir a todos, mesmo que não seja uma tarefa fácil. Existem comumente também nos dias atuais, os grupos chamados de tribos que vivem normalmente na sociedade e também nas salas de aulas e que devem ser tratados e orientados como todos os outros alunos que são considerados normais. O professor deve exercer o papel de mediador entre a escola e a sociedade para com estes, respeitá-los e tentar sabiamente interagí-los na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com