TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Situação Problema, Matemática

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 5

SITUAÇÃO-PROBLEMA – MATEMÁTICA

        Pesquisadores, entre os quais D’Ambrósio (2014), Oliveira et al (2010), Silva (2010), Agne e Frota (2006), bem como os resultados das avaliações institucionais (Prova Brasil, SAEB, entre outras) relatam que os alunos ainda não possuem os conhecimentos matemáticos básicos. As dificuldades demonstradas são consequências das deficiências nas relações de ensino e de aprendizagem que não proporcionam, de fato, o direito à educação de qualidade que os prepare para o exercício pleno da cidadania.

        A atuação do professor com atividades diversificadas e significativas deve estimular nos alunos uma boa formação que lhes possibilite desenvolver raciocínio lógico-matemático, criatividade, criticidade e diversas competências para a resolução de problemas em diferentes instâncias, dentro e fora do ambiente escolar.

        Corroborando essas ideias, os Parâmetros Curriculares Nacionais para primeiros anos do Ensino Fundamental (1997) indicam:

É importante que estimule os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas à utilidade da Matemática, como ela foi construída, como pode construir para a solução tanto de problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Desse modo, o aluno pode identificar os conhecimentos matemáticos como meios que o auxiliam a compreender e atuar no mundo. (BRASIL, 1997, p.62-63)

                As aulas de matemática não podem estar restritas às técnicas, memorizações e regras mecânicas, pois esse ensino tradicional já não é suficiente para atender às demandas da sociedade atual, cada vez mais flexível, mutável e reflexiva. A charge selecionada sugere essa situação em que se desconsidera o contexto e os repertórios dos educandos pelo professor:

[pic 1]

Figura 1 – O medo da Matemática. FRAGOSO (2001, p.98)

        Dessa maneira, o processo de ensino deve propor situações significativas, pois concordamos que:

Os alunos gostam de ser desafiados, porém, a precariedade das condições de ensino e os equívocos de determinadas orientações pedagógicas, muitas vezes, tornam o ensino da Matemática algo desinteressante e vago, não despertando nos alunos a importância necessária para o seu aprendizado. (ARAÚJO, 2007, p.1)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais citam propostas que desde o final da década de 1980 já eram indicadas:

- direcionamento do ensino fundamental para a aquisição de competências básicas necessárias ao cidadão e não apenas voltadas para a preparação de estudos posteriores;

- importância do desempenho de um papel ativo do aluno na construção do seu conhecimento;

- ênfase na resolução de problemas, na exploração da matemática a partir dos problemas vividos do cotidiano e encontrados nas várias outras disciplinas;

- importância de se trabalhar com um amplo espectro de conteúdos, incluindo-se, já no ensino fundamental, elementos de estatística, probabilidade e combinatória, para atender à demanda social que indica a necessidade de abordar esses assuntos;

- necessidade de levar os alunos a compreenderem a importância do uso das tecnologias e a acompanharem sua permanente renovação. (BRASIL, 1997, p. 20-21)

Oliveira, Godói e Athayde (2010) realizaram uma pesquisa com alunos do ensino fundamental acerca da matemática. O quadro a seguir indica o resultado das entrevistas com esses educandos, expressos pelo gráfico:

[pic 2]

Quadro 1 – Gráfico – Concepções de Alunos do Ensino Fundamental Acerca da Matemática. (OLIVEIRA, GODOI, ATHAYDE, 2010, p.29)


Diante do contexto nacional brasileiro referente à disciplina de Matemática, propõe-se a situação-problema:

As Professoras Glória e Luana acabaram de ingressar em uma rede oficial de ensino e lhes foi atribuída uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental para cada. Logo nos primeiros dias, ao realizarem atividades diagnósticas com seus alunos, perceberam que a dificuldade de alguns deles era relacionada à matemática. Elas também identificaram que os alunos demonstravam desinteresse por essa disciplina.

A partir da situação descrita e supondo que vocês são professores também dos anos iniciais do Ensino Fundamental dessa escola e com características semelhantes às turmas de Glória e Luana, propomos a elaboração de um projeto didático[1] que aponte quais ações poderiam levar à superação do problema apontado, ou seja, vocês devem descrever práticas pedagógicas que evidenciem como o professor poderia motivar os alunos a uma aprendizagem significativa nas aulas de matemática, para, que eles se tornem plenamente letrados em matemática. Atenção, pois vocês devem considerar a faixa etária dos estudantes e nível de ensino. Devem, também, escolher um dos anos iniciais a que o projeto se destina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (219.7 Kb)   docx (882.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com