TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD

Pólo : CLARETIANO RIO CLARO

BATATAIS 2014

Atividade do Ciclo 1

Com base nas leituras propostas, elabore um texto dissertativo de, no mínimo duas lau­das, discorrendo sobre:

Uma nova concepção da Educação é inaugurada pelo capitalismo: dê as características desta nova concepção, explique os fatos e exponha as razões que levaram a sociedade moder­na ocidental a esta nova concepção da Educação.

A sociologia surge a partir de modificações históricas ocorridas na Europa com a instalação da sociedade capitalista. Enquanto ciência, a sociologia busca, de maneira científica, estudar as relações sociais num processo de desnaturalização dos fenômenos sociais. Buscando a história dos acontecimentos observa-se que as desigualdades não são naturais, e sim decorrentes de fatos históricos e atuação do próprio homem sobre a sociedade e momento histórico em que esta inserido.

Com a importância da ciência enquanto fonte verdadeira de informações, a educação passa a não ser mais relacionada a valores religiosos e sim científicos. Para tanto surge a escola como instituição responsável por essa educação. A educação não é mais responsabilidade apenas da família e da igreja, como acontecia no feudalismo. A formação de novas classes sociais, as mudanças nos modos de produção, a industrialização e o capitalismo trouxeram a necessidade desta nova forma especializada de educação, e assim surge a escola, no formato que conhecemos hoje, com salas de aula, carteiras em fileiras, muitos alunos, avaliações, notas, etc, com o propósito de preparar os indivíduos para a vida em sociedade e de desenvolver suas aptidões pessoais.

Surge também neste período a ideia da obrigatoriedade da educação, publica, gratuita e obrigatória, para que a abrangência dos cidadãos fosse cada vez maior.

Esta nova forma de organização capitalista da sociedade trouxe grande enriquecimento para poucos e empobrecimento dos trabalhadores, trouxe grandes avanços tecnológicos, mas, ao mesmo tempo, baixos salários, desempregos, exploração, e estas contradições trouxeram consigo crises e conflitos econômicos e políticos, e é neste contexto, que se encontra a educação escolar.

Dentre alguns dos teóricos clássicos da sociologia, que trouxeram contribuições do pensamento científico para as questões da sociedade estão Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Eles trouxeram grandes reflexões para a área da sociologia da educação.

Marx discursava criticando a sociedade capitalista. Ele propôs que estejamos sempre em transformação, conforme vivemos, e essa transformação é condicionada às condições materiais da nossa existência num momento histórico específico. Assim, modos de pensar e convicções politicas de cada um, estariam atrelados as suas condições materiais. Desta forma os grupos dominantes mantém um discurso da necessidade da “ordem” uma vez que eles não querem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com