TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

[pic 3][pic 4]

O dossiê é uma avaliação, por isso deve ser feito individualmente e seguindo as normas da ABNT para a apresentação dos trabalhos científicos. O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia literal de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual).

Ao constatar as irregularidades acima descritas, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. No contexto da nova ordem capitalista, surgiu a necessicade de explicar a realidade. Em sua opinião, como podemos pensar a educação no cenário dessa nova sociedade?

A sociedade foi se modernizando, se transformando, através dos tempos e com as consequências das revoluções a vida da sociedade foi se modernizando com novas descobertas, novas formas de governo, revoluções como a revolução industrial. Foi necessários que buscassem uma forma de entender e acompanhar as mudanças das sociedades, era necessário estudar as mudanças e entende-las para que, a sociedade continuasse a se transformar e se moderenizar cada vez mais.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

O ser humano não foi criado para viver sozinho, todos temos a necessidade de viver em sociedade de se comunicar isso é socialização. É o processo de integração do indivíduo em um grupo. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade. Viver em sociedade significa deixar seus próprios interesses de lado para viver o interesse de todos.

[pic 5]

  1. Explique a frase: “A educação tem por finalidade ajustar os educandos aos padrões culturais vigentes” (OLIVEIRA, 2005).

[pic 6]

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

[pic 7]

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

[pic 8]

  1. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

[pic 9]

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Qual a contribuição dos autores clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber) para que possamos compreender a educação?

  1. Se as condições materiais estivessem erradas, precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução seria necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda).
  1. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.
  1. Como Weber concebe a relação entre indivíduo e sociedade? Para esse autor, o que é necessário para construir a sociedade?
  1. Dentro do conceito de educação, com qual dos três autores, Marx, Durkheim e Weber você concorda? Justifique sua preferência.
  1. Para Bourdieu, o conceito de habitus é significativo. Defina esse conceito e explique qual a função da escola nesse processo.

UNIDADE 3

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Quando surgiu, no Brasil, a Sociologia da Educação? Quais as correntes de pensamento sociológico que influenciaram esse momento? Argumente sobre elas.

  1. Como podemos pensar a educação como fator de diminuição das desigualdades, sociais, tão presentes e agudas em nossa sociedade?
  1. Baseando-se em uma visão sociológica, quais são as causas do fracasso escolar no Brasil? Em sua opinião, qual seria a solução desse problema? Fundamente sua resposta.
  1. Pesquise e argumente sobre a “Teologia da Libertação”, que influenciou Paulo Freire.
  1. Qual é o papel da instituição Estado na educação? As políticas públicas do Estado brasileiro estão corretas em relação às necessidades do país? Justifique.
  1. Conforme Oliveira (2005), qual a importância da “instituição família” na socialização e educação da sociedade? Em sua opinião, qual a crise enfrentada por essa instituição, na atualidade?

UNIDADE 4

A EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES CAPITALISTAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique o que você entendeu sobre a frase: “Nas sociedades capitalistas periféricas, a educação tem sido um benefício que nem todas as pessoas podem usufruir”.

  1. Em sua opinião, por que a escola brasileira não tem instrumentalizado seus usuários para poder participar ativa e criticamente dos destinos da sociedade? O que poderia ser feito para melhorar essa situação?
  1. Na sociedade capitalista, a formação humana deixa muito a desejar. Qual é a causa disso? Como pode ser resolvido esse problema? Responda, pesquisando e comparando com as características da educação de qualidade nos países capitalistas.
  1. A educação deve, primeiramente, preocupar-se em formar o cidadão. Para que isso se concretize, como deve ser a educação?
  1. Explique a origem do pensamento curricular brasileiro, analisando as implicações da importação de ideias, teorias e modelos pedagógicos.
  1. A Constituição Federal, a LDB e as diretrizes curriculares nacionais e estaduais preveem que a educação seja democrática. Isso acontece, na prática?

UNIDADE 5

TENDÊNCIAS NA EDUCAÇÃO E AVANÇOS TECNOLÓGICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. A sociedade avança, as tecnologias inovam e ficam mais complexas. O que a educação deve fazer para acompanhá-las?

  1. Qual será a função da escola e do professor para esse novo mundo?
  1. Quem deverá elaborar o currículo para a nova escola? Qual conteúdo deve ser escolhido?
  1. Quais seriam os cinco elementos necessários para a preparação do homem para o século XXI? Por quê?
  1. O que a criança deve aprender em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais?
  1. Qual é a importância da informática na educação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (424.7 Kb)   docx (511.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com