TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  1/2/2018  •  Resenha  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

1- SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA.

A sociologia pode ser caracterizada como uma manifestaçao das ansiedades do pensamento moderno. Antes das manifestaçoes científicas desencadeadas por Galileu Galilei e outros estudiosos de sua epoca, aquilo que era social não possui cunho científico, ou seja, não possuia um estudo específico que levasse o ser humano a uma reflexão social. A sociologia é fruto do seu tempo, tempo de enormes transformações que emergiram em termos regorosos nos fins dos séculos XIX. A partir daí o desejo de a sociedade e a ciência serem estudadas dentro de um novo modo de pensar. A sociedade é o resultado de uma tentativa de compreensao de situações radicalmente novas, emergentes da sociedade capitalista.

É importante salientar que o surgimento da sociologia coincide com o fim, ou melhor, com a desagregação da sociedade feudal e com o início e consolidação da sociedade capiltalista. Seu início não é fruto de um único pensador ou cientista, mas se faz presente a elaboraçao de vários pensadores, ou melhor, de muitos estudiosos que de certa forma se propuseram em busca de uma explicação compreensiva das novas situações que emergiam naquele momento.

O século XVIII torna-se sumamente importante para a filosofia ocidental e para o nascimento da socilogia. As grandes mudanças no setores econômicos, políticos e culturais foram que apressaram as manifestações problemáticas para os seres humanos que experimentavam as diversas mudança ocorridas no ocidente europeu.

A formação de uma sociedade que se industrializava, urbanizava em ritmo acelerado implicava a reogarnização da sociedade rural, a eliminação da servidão e a destituição da família patriarcal, etc. foram introduzida novas formas de organizar as atividades sociais. Houve um generalizado trama sobre milhões de seres humanos que tiveram suas formas habituais de vidas transformadas. Diante de tal processo relacionado a revolução industrial é o surgimento do proletariado e o papel histórico que ele desevolveria na sociedade capitalista.

Hoje temos diversos campos ditos sociais como: sociologia da educação. Sociologia da religião e outras. Todos esses campos são temáticos e possuem grande importância para a compreençao social.

2- Correntes sociológicas.

Diante de tal processo sociológico é necessário salientar as correntes e as influências obtidas pelos pensadores sociais.

Auguste Comte, (1798-1857) considerado o pai da sociologia, um dos primeiros a pensar no estudo da sociedade. Comte foi influenciado pelo pensamento de Saint-Simon, Francis Bacon, Galileu Galilei e outros de sua epoca. Também propôs uma completa reforma intelctual do homem da sociedade na qual fazia parte. Sua proposta era de mudar a maneira de pensar dos mesmos por meio de métodos das ciências sociais de seu tempo, que por ele foi classificada como filosofia positiva. No entanto, para haver tal reforma era preciso reformular as intituições que, segundo Comte, são as bases da sociedade. Nesta estágio a socilogia parece muito mais com uma física social, ou seja, ciência que estuda a sociedade por meios de suas estruturas, de suas bases. Portanto, a ciência social igualmente como as outra ciências, deve sempre buscar a conciliação entre os aspectos estáticos e dinâmicos do mundo natural, ou em relaçao à sociedade, entre a ordem e o processo, devendo este estar subordinado aquela.

Comte, através de seus estudos, busca eliminar os dois estágios anteriores, o teológico e o metafísico. Ele valoriza positivo que é o estágio final para a humanidade. Os outros devem ser esquecidos, pois eles não foram capazes de responder os anceios humanos. Já o positivo o homem buscará repostas mediante o conhecimento. Desta maneira o raciocinio e a observaçao permiten estabelecer as leis dos fenôemenos sociais, assim como a lei da fisica determinou.

3- Emile Durkheim (1858-1917) considerado o cientista social, foi quem buscou de forma clara tornar a sociologia em ciência. Com ele a socilolgia ganhou corpo teórico e se torna uma disciplina como a as demais ciencias. Sofreu influência o pensador Montesquieu e Saint-Simon e, consequentemente Auguste Comte. É bom salientar que Durkheim viveu em uma época repleta de contradiçães, progressos e problemas sociais e economicos. Período da segunda Revolução Industrial. Por ser influenciado pelo cientificismo do século XIX, ele precisaria criar um método e sem dúvida um objeto de estudo. Assim por meio de um método certo poderá descobrir as leis sociais. Segundo Durkheim, a socilogia deve ser vista como uma ciência positiva, como um estudo metódico. Na explicação que ele proporciona, o fato social, que por sua vez é sempre determinante.

A sociologia Durkheniana é o estudo dos fatos sociais que são aqueles maneira de agir que exercem sobre os indivíduos uma coerção exterior, levando-os a se conformar com as regras sociais em que são submetidos. Durkheim, diferente de K. Marx, vai valorizar as instituiçães que, segundo ele, tem um papel importante na ordem social.o que ele quer dizer é que essa conversa toda de como definir corretamente os fatos sociais,é que não adianta simplesmente deizer que o homem é um ser inserido na sociedade, cercado de fatos sociais, mas o que ele quer dizer que a sociedade está na cabeça dos homens e das mulheres, de todos e de cada um. Por isso só existe um mode de conhecê-lo que é criando em nossa mente uma ideia do que sejam esses fatos ou um ideial que diga o respeito ao modo como deveria ser. É baseado nisto que se precisa da consciência coletiva. A consciência coletiva existe das consciências particulares. Cada uma não é nada sem a outra. Por essa razão, isso segundo ele, o meio moral é produzido pela coperação entre os indivíduos através de um processo de interação.

4- Max Weber (1864 –1920) Diferentemente de Durkheim que avalia a sociedade francesa e os acontecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com