TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  18/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 2

Figura 1:Greve dos caminhoneiros no Brasil

[pic 1]

[1]Fonte: Retirada do site Veja.

A paralização do abastecimento de diversas mercadorias essências, exemplifica a dependência dos indivíduos por outras funções da sociedade.

Figura 2 – Motoboy sendo humilhado por morador de condomínio de luxo.

[pic 2]

[2]Fonte: Revista Forum

Quem sofre discriminação por questão de raça é vítima de quem quer obter privilégios, mesmo de maneira injusta. O caso exemplifica a cultura do racismo estrutural que foi repassada de uma geração para outra.

Figura 3- Aluno agride professor dentro da sala de aula

[pic 3]                                                Fonte: Extra Globo

“A criança deve exercita-se a reconhecer a autoridade na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente: É por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-la em sua consciência e aí se conformar a ela. ”

Primeiramente ao analisar fatos históricos, é possível afirmar que a sociologia surgiu a partir da modernidade e da superação do pensamento da sociedade tradicional do século XIII. Á medida que costumava-se atribuir a responsabilidade dos fatos ocorridos a religião, pelo contrário, posteriormente buscando justificar o motivo dos acontecimentos pela razão.

Além disso é possível observar que o funcionalismo Émile Durkheim (1858-1917), exemplifica a mudança da sociedade pré-capitalista que era mais mecânico para a sociedade capitalista que passa a ter um formato mais orgânico. A ideia que as pessoas especializando- se em suas áreas contribuiriam para uma complexidade social resultando em uma dependência mútua. Logo, trazendo uma harmonia social onde cada um cumprindo com sua função especificamente resultaria em uma sociedade mais coesa.

Segundo Durkheim “ O homem mais do que formador da Sociedade, é produto dela. ” De certo que a sociedade define o indivíduo, as regras e os valores, ou seja, eles estão presentes na sociedade antes de estarem no sujeito o que objetiva o fato social. Dessa maneira, o sociólogo francês acreditava que a coletividade seria mais favorecida pelo processo educativo. Para ele, "A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais categórico for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja anexada.

Em síntese, a escola tem um papel importante no corpo social, pois é ela quem será responsável de transmitir todo conteúdo histórico, valores morais, normas e regras pré-estabelecidos aos indivíduos os tornando cidadãos íntegros e disciplinados. Tendo como principal função formar o cidadão que fará parte da coletividade, para que esse sujeito possa viver e interagir dando mais importância para o social como um todo, em contraste, as características individuais. “ A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política em seu conjunto“, escreveu Durkheim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com