TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia da Educação

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.389 Palavras (18 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle,° e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conforme palavras de Meksenas, dentro do contexto das sociedades capitalistas, disseminou-se a ideia de que a própria vida moderna só poderia ser entendida pela ótica da ciência, ou seja, pelo enfoque científico. Argumente sobre esse assunto, evidenciando seu posicionamento.

Com certeza, pra vivermos em sociedade todos tem que abrir Mao de varias coisas e respeitar regras, pois sem regras tudo seria uma desordem, para sermos pessoas bem sucedidas nessa sociedade imposta nos dias de hoje onde cada um tem deveres e direitos a ser respeitado deixando alguns de nossos desejos de lado e pensar no coletivo.

  1. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?

Socialização é o processo em que os indivíduos passam na aprendizagem dos aspectos culturais vigentes em uma sociedade e compreensão de regras e conceito básico pra uma convivência harmoniosa.

Com isso viver em sociedade significa estar enquadrado ao sistema social seguido de regras e normas estabelecidas, para que permitem uma coesão e harmonia na sociedade e nos formemos seres sociais.

  1. Explique o conceito de “educação como processo de controle social”.

A educação é um processo social no contexto da sociedade para a formação de seres sociáveis podem e devem ser concebida como uma das principais instâncias de socialização, a educação e fonte que nos fazem ver que sozinho nada conseguimos e que precisamos do outro para viver coletivamente.

  1. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

A escola por ser uma instituição do saber sistematizado que tem como função formar cidadãos para atuar na sociedade, contribui para a mudança de uma sociedade desigual, injusta, a escola deve das condições, preparando o individuo na construção sólida da sua identidade, inserindo valores e pressupostos que possa fazer com que o mesmo conviva em sociedade e na sociedade com autonomia, solidariedade, capacidade de transformação e ética, esse e o papel da escola e de todos educando.

  1. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

A sociedade tem elementos formais e informais para o controle de uma sociedade com regras e contextualidade, como: direitos, deveres e escola.

-Direitos - como leis de trânsitos, impostos, serviços militar.

-Deveres – cumprir a legislação do país, votar, respeitar outros cidadãos, educar, respeito à sociedade.

-Escola – valores, cultura, autonomia, solidariedade, quanto educadores.

 

  1. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

Vivemos num País capitalista, onde o dinheiro fala mais alto, corrupção, falta de recursos, nos dias de hoje ainda vemos muitas pessoas passando fome, frio, sem ter casa pra morar, ainda encontramos muitas diferenças sociais. Ainda há muitas necessidades sociais como: na educação ainda existe lugares que as crianças não têm escolas decentes, falta de merenda e falta de professores, ou seja, falta de estrutura escolar pra um bom desenvolvimento humano e social, falta de saneamento básico, água encanada, esgoto, ou seja, saúde básica.

 Questões para saber mais

  1. Explique a relação entre as grandes revoluções do século XVIII (industrial e francesa) e as mudanças sociais que culminaram no surgimento da sociologia.

  1. Por que a escola se tornou uma instituição social?
  1. “A educação também possui, junto com outras instituições sociais, a função de realizar o controle social”. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.
  1. Distinga elementos formais e elementos informais de controle social, citando exemplos.
  1. Qual é o papel da escola na sociedade capitalista? Responda, explorando o conceito de padrão cultural.

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Para Marx, a sociedade determina o indivíduo por meio das condições materiais de existência. O que isso implica na educação?

Para Marx a economia è fundamental no processo de formação e transformação da sociedade, para ele uma nova sociedade não pode ser construída sem a presença da ação educativa è por meio dela que na hora de elaborar qualquer projeto de superação das realidades sociais burguesas, è preciso arrancar influencias da classe dominante se não quisermos que nossas crianças se transformam em simples objeto de comercio, simples instrumento de trabalho. Com isso Marx pensava numa educação como parte de sua utopia revolucionária através de uma educação pública e gratuita para todas as crianças, uma arma valiosa na emancipação do ser humano e da libertação da exploração e do capitalismo. È através da educação que o ser humano de torna crítico no contexto capitalista, levando ao questionamento no processo educativo, transformando a sociedade capitalista em uma forma mais igualitária e justa de sociedade se expressa de forma clara.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (329.4 Kb)   docx (111.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com