TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese Behaviorismo

Por:   •  30/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

Andressa Braga do Nascimento, 21512345

Beatriz Dutra Pereira Silva, 21550859

Daniella Alves da Silva, 21520518

Tais de Souza C. Santos, 21029407

Thalita da Silva Carvalho, 21510385

1C

Síntese: Behaviorismo

                                                     PEDAGOGIA

                                                                                           PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

                                                                           PROFESSORA RENI

Universidade Cruzeiro do Sul

SÃO PAULO – 2019

Em meados do século XX a psicologia buscava reconhecimento como uma ciência. Eles buscavam métodos para a definição de estudo e abordagem do assunto. Cria-se então com o psicólogo John B. Watson o método do behaviorismo que se baseia no estudo do comportamento humano e animal no ambiente subjetivo. Inicia- se então após esse artigo várias outras teorias como o comportamento operante que se baseia nas noções de reflexos e a forma que se responde ao mesmo e por estímulos do ambiente. Desses estudos começa a entender como a ser humano e animais analisa o ambiente e respectivamente aprende.

Segundo Baum (2006) o Behaviorismo tem visões diferentes, todo mundo concorda que pode haver uma ciência do comportamento e assim veio ser chamada de análise comportamental, com uma visão alternativa de pensamentos sobre o agir, Como as ciências (astronomia, física, química, biologia) e que através do raciocínio concluam como seria o universo. Como na primeira versão do behaviorismo Watson (1913) no artigo “Psychology as the behaviorist viewsit“ foi tomado como manifesto ele se queixava da introspecção dos métodos pela física e química que era dependente do indivíduo. A sua introspecção e sentimentos nunca serão claros pois ele achava que utilizaram substância químicas impuras e analogias entre animais e humanos que obrigavam a construir uma situação para entender a mente do animal, ele tinha facilidade de seus vários problemas e soluções seria uma tarefa inacabada. Ele deixava a psicologia livre para estudar o comportamento humano e animal, para Watson era claro que o caminho era fazer de psicologia uma ciência geral que compreendessem todas as espécies.

De acordo com Schultz (2006) assim como as outras áreas da psicologia, o behaviorismo também tentou adaptar os métodos naturais científicos. Watson insistiu que era preciso limitar-se ao estudo objetivo do comportamento, sendo assim, apenas métodos de investigação objetivos rígidos  deveriam ser adotados. Um dos métodos de observação com ou sem o uso de instrumentos: os métodos de teste; o método de relato verbal; e o método de reflexo condicionado. Watson propunha que os resultados obtidos durante os testes deveriam servir apenas de amostragem ao comportamento e não como indicador de qualidade, porque para ele, o teste não media a inteligência nem a personalidade, ao contrário, simplesmente media as resposta do individuo a situação do estímulo de ser submetido ao teste. Com relação ao relato oral, apesar de muitos controvérsias, Watson afirmava que as reações orais por serem observadas de forma objetiva, eram significativas para o behaviorismo, assim como as respostas motoras. Em suas palavras “Falar é fazer, comporta-se. Falar abertamente  ou para nós mesmos (pensar) é um comportamento objetivo quanto jogar beisebol.” (Watson 1930, p:06) Citado por Schultz (2006, p: 266).

Conforme Skinner (1945) defendeu a análise experimental do comportamento metodológico de Watson, o programa de Skinner adota os princípios do pragmatismo, é a base que a força da investigação científica não reside tanto na descoberta da verdade sobre a maneira como o universo funciona, ou seja, a realização da ciência é ela que permite dar significado a essa experiência. O behaviorismo radical teve seu desenvolvimento como uma filosofia da ciência do comportamento humano. Skinner rejeitava os aspectos “cognitivos” porque o humano é visto como um ser homogêneo e não um ser composto pelo corpo e a mente.

Em conformidade com Rodrigues (2012) um dos mais importantes conceitos básicos do behaviorismo radical é o ambiente que é compreendido como físico e social ou social e não social referindo-se a tudo em volta do comportamento, sendo o mesmo o produto de três explicações: filogênese, ontogênese e cultura. O indivíduo segundo o behaviorismo é único, singular e está em constante construção da sua história comportamental envolvendo um agir que consequentemente produz novas formas de relação com o mundo. Sendo assim, nenhum ser humano seria exatamente igual ao outro. Os princípios do behaviorismo radical podem ser aplicados na educação em qualquer nível, seja na educação presencial ou a distância, desde a pré-escola a pós-graduação. Rodrigues (2012)  que aborda sobre Skinner diz que o Behaviorismo Radical estuda fenômenos não observáveis sendo o maior objeto do mesmo o comportamento. Ele nega a existência de algo que fuja do mundo físico (não é mentalista e nem dualista); Aceita todos os fenômenos comportamentais sejam eles: Abertos ou encobertos, públicos ou privados, observáveis e não observáveis. É privilegiado o comportamento operante, emitido pelo acaso ou aprendido, referindo-se a tudo o que se diz, faz ou pensa que produz consequências sobre o ambiente e é por elas afetado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com