TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese da Primeira e Segunda Infância

Por:   •  8/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese dos vídeos: desenvolvimento físico, cognitivo, motor e psicossocial na Primeira e Segunda Infância

Discente: Fabíola Oliveira

Curso: Pedagogia

PRIMEIRA INFÂNCIA

Em relação ao desenvolvimento físico do ser humano, antes da criança nascer o que se desenvolve primeiramente é a cabeça, sobre o crescimento fisiológico as crianças crescem mais rápido durante os primeiros meses de vida, em relação à dentição os primeiros dentes nascem a partir dos 6 a 8 meses com 2 a 3 anos a criança já possui todos os dentes.

O crescimento do cérebro é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, ao nascer o cérebro tem apenas 25% do peso normal, seu peso quando adulto chega a pesar 1/5 kg.

Em relação às capacidades sensoriais iniciais da criança, seus sentidos se desenvolvem rapidamente como: o tato e a dor são um dos primeiros sentidos a serem desenvolvidos, por este motivo as crianças são muito sensíveis ao toque.

Já o olfato e o paladar se desenvolvem ainda dentro do útero da mãe a preferência por odores agradáveis vem ainda dentro do útero até os primeiros meses de nascimento, as preferências gustativas variam os bebês escolhem por sabores adocicados amargos ou azedos.

A audição também está em funcionamento antes do nascimento, os fetos reconhecem a voz da mãe, aos três primeiros dias de nascimento as crianças conseguiram diferenciar novos sons daqueles que ele já conhece. Já a visão é um sentido menos desenvolvido por ser menor do que o tamanho normal de um adulto.

Ao se falar em desenvolvimento da linguagem aos 3 meses os bebês conseguem perceber o som da fala. O que influência nesse desenvolvimento é a maturação do cérebro, interação social: o papel dos pais e dos professores e a fala dirigida.

Desde o nascimento, o avanço da personalidade da criança está ligado com a interação social. As primeiras experiências sociais dos bebês são a família, de acordo com a cultura as mães são as principais responsáveis pelos filhos, já os pais são responsáveis por modular as diferenças de gêneros.

As emoções são reações subjetivas a experiências associadas às variações fisiológicas e comportamentais. Um nascimento de outro bebê pode causar várias reações a criança ela pode ter comportamentos como chupar o dedo querer mamar, essa chegada pode causar um atraso no seu desenvolvimento.

SEGUNDA INFÂNCIA

A segunda infância se mostra como uma etapa do crescimento onde a criança passa por um florescimento social e cognitivo. Iniciada aos seis anos de idade, que indica um reconhecimento do mundo onde vive. Além de começarem a absorver conceitos básicos de convivência.

Embora a criança cresça em ritmo menos acelerado que o estágio anterior, isso não se aplica no seu desenvolvimento. Sua coordenação motora e ações primárias são amplamente melhoradas. Assim, o seu pensar, falar, lembrar e agir são executados de maneira mais desenvolvida e eficaz no tocante aos seus objetivos.

Por conta disso que os cuidados devem ser adequados e nunca desleixados. Proporcionar tudo de agregador que ela precisa deve ser elemento chave para que atinja o seu potencial. Afinal de contas, estamos falando do crescimento de um indivíduo em formação.

Características

O processo da segunda infância é mais complexo pelo longo tempo que se inicia e termina, precisando de anos para tal. Isso é suficiente para que as crianças aprendam tudo àquilo que é necessário ao desenvolvimento delas. Para que ela venham se desenvolver é necessário passar por várias fases dentre elas podemos citar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com