TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  30/5/2018  •  Artigo  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

A TRANSFORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Comunicação e Linguagem, Metodologia Cientíca, Fundamentos do processo educativo no contexto histórico-

Introdução:

Sobre a formação de professores trazemos contribuições da abordagem qual tange reflexões sobre as atribuições docentes na Educação e o papel do pedagogo, temos como ponto de partida a questão problema: Oque é a pedagogia, quem é o pedagogo?. Quais os apectos na formação do pedagogo, trazendo questionamentos, indagações e comparações.

Contribuiremos com a compreensão da pedagogia como campo de conhecimento. Das transformações e do modelo em torno do significado da docência. Partindo do princípio de que a pedagogia, enquanto teoria da educação, tem uma importância indiscutível na direção da prática educativa.

Analisar a respeito da prática do pedagogo, é preciso, seus questionamentos, bem como sua identidade profissional. Por isso, a reflexão sobre a ação do Pedagogo segue uma trajetória histórica.

A pedagogia é um meio de abrir portas para o conhecimento da educação visando resolver os problemas educacionais através de ideias determinada na concepção de vidas e dos meios mais eficientes de realiza-los, onde o pedagogo pode se apoiar em seu conceito e resoluções visando melhorar os seus métodos educacionais á serem aplicados no seu dia-a-dia.

A Pedagogia é um conjunto de conhecimentos e saberes espescíficos para tratamentos de assuntos ligados á pratica educativa e á dinâmica educacional. Neste sentido torna-se necessário entender o que deveria ser a formação deste profissional cuja finalidade deveria ser a de um “ especialista” na ciência da educação. Ela é ampla, complexa e não pode se resumir exclusivamente ao contexto pedagógico. Precisa passar, necessariamente, por conhecimentos em diversas aréas.

A pedagogia nos dar suporte para gerarmos um desenvolvimento de um trabalho eficaz com métodos testados e com grandes aproveitamentos dentro da própria educação que já foi construída de cada criança, visando melhorar o conhecimento da criança de forma correta e responsável sem lhe causar nenhum transtorno.

Quanto á sua formação acadêmica no Curso de Pedagogia, sua identidade e a atual proposta denomina de Professor pedagogo. Franco diz que:

“O pedagogo será aquele profissional capaz de mediar teoria Pedagógica e práxis educativa e deverá estar comprometido com a constução de um projeto político voltado á emacipação dos sujeitos da práxis na busca de novas e significativas relações sociais desejadas pelos sujeitos.”(2003, p.110).

Desenvolvimento:

De uma forma ou de outra, a educação sempre foi uma prática entre povos de todas as épocas. Os chamados povos primitivos, por exemplo, não construíam escolas; suas crianças eram educadas pelas pessoas mais velhas da comunidade. Já na Grécia e em Roma, o estado ou a família educavam as crianças. Na Idade Média, foi a igreja que assumiu a responsabilidade pela educação.

Na história da humanidade muitos educadores buscavam melhorias na educação baseada no amor. Martinho Lutero, por exemplo queria que todas as crianças fossem as escolas. Em diversos discursos, pediu a todos os governantes que educassem os jovens desemparados. Um dos continuadores de Lutero, Melanchton, foi chamado de “Educador da Alemanha”, pois trabalhou a vida toda para que as crianças tivessem educação. Criou diversas escolas por todo o território alemão.

Voltarie Schilling, historiador diz que a religião foi fundamental nesse processo de alfabetização. Os colonizadores alemães eram da Igreja Luterana. Nessa religião todos precisavam estar alfabetizados para ler os textos bíblicos.

Por outro lado, a maior parte da colonização do Brasil foi realizada por portugueses católicos. Eles separavam o povo por classe onde decidiam qquem ia ou não ter direito a educação, essa seleção era feita somente entre pessoas cultas, e não como o povo. Então apenas um pequeno grupo precisava saber.

Por isso, o pedagogo acredita que através da pedagogia podemos lidar melhor com os desafios dessa função. Com sugestões, respostas atividades e ações, pois ela podde auxiliar os pedagogos a identificar dificuldades e a saber como lidar com elas e com problemas que envolvem a educação e a sociedade.

Daí a importância de se atribuir á reflexão filosófica a articulação e a seleção dos diferentes saberes que integram o conhecimento pedagógico. Do mesmo modo relaciona os conceitos de “senso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com