TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia como suporte didático pra o desenvolvimento educacional

Por:   •  8/12/2017  •  Artigo  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

FAETERJ

BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ

CURSO DE PEDAGOGIA

Luiza Iris Dornellas da Silva Carneiro

A TECNOLOGIA COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Bom Jesus do Itabapoana – RJ

2017

Luiza Iris Dornellas da Silva Carneiro

A TECNOLOGIA COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Artigo apresentado a FAETERJ Bom Jesus do Itabapoana – Rj, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador(a): Prof(ª). Camila Marcarenhas

Bom Jesus do Itabapoana – RJ

2017

Aluna: Luiza Iris Dornellas da Silva Carneiro

Titulo: A tecnologia como suporte didático para o desenvolvimento do trabalho docente.

Os tipos de tecnologia que podem ser usadas pelo professor para influenciar diretamente no processo de aprendizagem do aluno.

Estamos vivendo em um mundo que está constantes mudanças, onde o conhecimento é atualizado a todo instante, e a escola como formadora do cidadão crítico deverá apresentar estratégias inovadoras utilizando as mais diversas ferramentas disponíveis a fim de torna o aluno capaz de atuar de maneira a resolver situações e problema nesse mundo de mudanças. As modernas tecnologias estão cada vez mais invadindo os muros das escolas e universidades. Na rede pública de ensino, essa invasão se dá por meio das Políticas Públicas de Inclusão Digital, que prevê o repasse de computadores as escolas através de programas como o PROINFO do governo Federal, levando o professor a um novo desafio: como introduzi-las em sua prática pedagógica de forma significativa. Desafio este, que está levando as escolas a equiparem-se com recursos tecnológicos e os professores a buscarem capacitação e aperfeiçoamento na área das tecnologias quanto ao uso pedagógico desses novos recursos de ensinar e aprender, devido a constatação de que nos cursos de graduação, pouco, ou quase nada ainda, está sendo proposto aos futuros professores. As escolas e universidades já dispõem de tecnologias como TV, vídeo, DVD, Lousas eletrônicas, tablets, projetor de multimídia e laboratórios conectados à internet, porém as tecnologias sozinhas não mudam a escola, mas trazem mil possibilidades de apoio ao professor e de interação com e entre os alunos. A integração da tecnologia na escola favorece muito a aprendizagem do aluno e a aproximação de professores e alunos, pois através deste meio tecnológico ambos tem a possibilidade de construírem conhecimento através da escrita, troca de idéias e experiências, o computador se tornou um grande aliado na busca do conhecimento, pois se trata de uma ferramenta que auxilia na resolução de problemas e até mesmo no desenvolvimento de projetos. A internet também proporciona ao professor compreender a importância de ser parceiro de seus alunos, navegar junto com os alunos apontando possibilidades de percorrer novos caminhos.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma solução tecnológica que facilita a troca de informações e o acompanhamento da evolução de cada aluno. No curso de educação à distância, é onde todo o processo de ensino acontece, substituindo a sala de aula física. Nele, é possível publicar conteúdos, notas e tarefas, além de incentivar a interação entre estudantes, promovendo toda a gestão do aprendizado. A tecnologia está presente não só na rotina de professores, alunos e pais, como também faz parte do processo educativo de diversas instituições de ensino.

O perfil do professor na atualidade.

O professor na sociedade atual tem novos desafios, novas demandas e a necessidade de aprender para adaptar-se a esse mundo em mudanças, no qual os alunos têm acesso a informação em tempo real, seja na televisão ou na internet, e trazem para a escola uma riqueza de informações que não encontra eco na escola. Diante das perspectivas atuais se depara com a lógica do mercado, com as contradições da escola pública, com as condições de trabalho, a desvalorização da profissão e novas formas de comunicação. Adaptar-se a esse contexto significa repensar o seu fazer pedagógico, seus saberes, o que requer do professor um perfil mais atuante, mais autônomo e mais dialógico. Um professor consciente das sucessivas mudanças do mundo atual, na qual o produto crucial é a informação que, pode ser “armazenada, transportada, repassada, reproduzida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com