TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA COMO SUPORTE DIDATICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Por:   •  8/12/2017  •  Artigo  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

FAETERJ

BOM JESUS DO ITABAPOANA – RJ

CURSO DE PEDAGOGIA

Luiza Iris Dornellas da Silva Carneiro

A TECNOLOGIA COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Bom Jesus do Itabapoana – RJ

2017

Luiza Iris Dornellas da Silva Carneiro

A TECNOLOGIA COMO SUPORTE DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Artigo apresentado a FAETERJ Bom Jesus do Itabapoana – Rj, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador(a): Prof(ª). Camila Marcarenhas

Bom Jesus do Itabapoana – RJ

2017

Aluna: Luiza Iris Dornellas da Silva Carneiro

Titulo: A tecnologia como suporte didático para o desenvolvimento do trabalho docente.

  • Os tipos de tecnologia que podem ser usadas pelo professor para influenciar diretamente no processo de aprendizagem do aluno.

        Estamos vivendo em um mundo que está constantes mudanças, onde o conhecimento é atualizado a todo instante, e a escola como formadora do cidadão crítico deverá apresentar estratégias inovadoras utilizando as mais diversas ferramentas disponíveis a fim de torna o aluno capaz de atuar de maneira a resolver situações e problema nesse mundo de mudanças. As modernas tecnologias estão cada vez mais invadindo os muros das escolas e universidades. Na rede pública de ensino, essa invasão se dá por meio das Políticas Públicas de Inclusão Digital, que prevê o repasse de computadores as escolas através de programas como o PROINFO do governo Federal, levando o professor a um novo desafio: como introduzi-las em sua prática pedagógica de forma significativa. Desafio este, que está levando as escolas a equiparem-se com recursos tecnológicos e os professores a buscarem capacitação e aperfeiçoamento na área das tecnologias quanto ao uso pedagógico desses novos recursos de ensinar e aprender, devido a constatação de que nos cursos de graduação, pouco, ou quase nada ainda, está sendo proposto aos futuros professores. As escolas e universidades já dispõem de tecnologias como TV, vídeo, DVD, Lousas eletrônicas, tablets, projetor de multimídia e laboratórios conectados à internet, porém as tecnologias sozinhas não mudam a escola, mas trazem mil possibilidades de apoio ao professor e de interação com e entre os alunos. A integração da tecnologia na escola favorece muito a aprendizagem do aluno e a aproximação de professores e alunos, pois através deste meio tecnológico ambos tem a possibilidade de construírem conhecimento através da escrita, troca de idéias e experiências, o computador se tornou um grande aliado na busca do conhecimento, pois se trata de uma ferramenta que auxilia na resolução de problemas e até mesmo no desenvolvimento de projetos. A internet também proporciona ao professor compreender a importância de ser parceiro de seus alunos, navegar junto com os alunos apontando possibilidades de percorrer novos caminhos.

        O Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma solução tecnológica que facilita a troca de informações e o acompanhamento da evolução de cada aluno. No curso de educação à distância, é onde todo o processo de ensino acontece, substituindo a sala de aula física. Nele, é possível publicar conteúdos, notas e tarefas, além de incentivar a interação entre estudantes, promovendo toda a gestão do aprendizado. A tecnologia está presente não só na rotina de professores, alunos e pais, como também faz parte do processo educativo de diversas instituições de ensino.

  • O perfil do professor na atualidade.

        O professor na sociedade atual tem novos desafios, novas demandas e a necessidade de aprender para adaptar-se a esse mundo em mudanças, no qual os alunos têm acesso a informação em tempo real, seja na televisão ou na internet, e trazem para a escola uma riqueza de informações que não encontra eco na escola. Diante das perspectivas atuais se depara com a lógica do mercado, com as contradições da escola pública, com as condições de trabalho, a desvalorização da profissão e novas formas de comunicação. Adaptar-se a esse contexto significa repensar o seu fazer pedagógico, seus saberes, o que requer do professor um perfil mais atuante, mais autônomo e mais dialógico. Um professor consciente das sucessivas mudanças do mundo atual, na qual o produto crucial é a informação que, pode ser “armazenada, transportada, repassada, reproduzida. E o papel do professor de dono do saber, de transmissor de informações, já não encontra espaço nessa sociedade, visto que o computador pode assumi-las melhor que qualquer professor, tendo em vista que nenhum profissional poderia acumular tamanha quantidade de informações e dispor como aliada a fascinante combinação de imagens, sons e velocidade, que atrai e seduz os ávidos navegantes desse oceano informacional. Embora as tecnologias tenham um papel importante no ensino-aprendizagem, sempre será necessário um professor para dar conhecimento científico aos alunos, propiciar aos alunos a mediação do conhecimento, além disso, um dos papéis importantes do docente é o de auxiliar o aluno e capacitá-lo a usar a tecnologia de forma educacional e saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com