TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 11

o[pic 1]

Gabriela Teixeira Tuxen¹

Rogério Tuxen da Cunha

 Lisandra Petry Martins²

1. RESUMO        

O profissional de educação enfrenta muitos desafios ao longo de sua jornada como educador (a) e formador de seus alunos. Talvez a mais desafiadora delas seja lesionar onde a violência e a criminalidade dentro e fora da instituição escolar afetam o exercício de sua atividade como educador e também a vida e o rendimento dos alunos. Do ponto de vista da Sociedade, a escola é o principal instrumento para o enfrentamento deste grande problema social. A abordagem do tema não é somente necessária, mas também urgente, visto que a negligência por parte dos órgãos governamentais e da sociedade em geral pode agravar o problema inviabilizando ou tornando a sua solução cada vez mais distante. As informações contidas neste documento foram elaboradas com o objetivo de apresentar os principais desafios do professor ao exercerem sua arte de ensino em meia á violência e a criminalidade. Apresentaremos o exemplo de sucesso da professora Erin Gruwell, que conviveu com o problema da violência provando que é possível lograr êxito diante de um cenário desestimulador. Esperamos sinceramente que as informações contidas neste Paper, estimulem e renovem seu desejo sincero pela busca de qualidade em sua jornada como educador (a) contribuindo para continuarmos a vencer a violência com a poderosa arma da educação.

A caneta é mais poderosa que a espada.”

Salman Rushdie

Palavras chave: Educação, violência, ensino, métodos.

2.  INTRODUÇÃO

Trabalhar em meio á violência exige uma série de habilidades e qualidades tais como: dedicação, perseverança, coragem, conhecimento, amor pela profissão, métodos corretos de ensino e aprendizagem, empatia, entre outros. É fundamental conhecer os tipos de violência e criminalidade que afetam a vida e o cotidiano dos alunos. O educador precisa ter empatia ao observar se alguma criança está com dificuldades de acompanhar o restante da turma, e caso seja necessário, deve atuar como observador e orientador, facilitando e utilizando métodos eficazes para ajudá-lo a aumentar seu rendimento. Podemos afirmar, sem medo de errar, que as vastas maiorias das crianças já tiveram contato de forma direta ou direta com a violência e a criminalidade. Para algumas destas crianças, o contato é precoce e inevitável, deste o ensino infantil, nas mais tenras idades. Elas observam traficantes armados, usuários de drogas, cápsulas de balas ou corpos jogados em ruelas ou becos ao se deslocarem de suas moradias para a instituição escolar. Embora pais e familiares insistam que a educação pode salvá-las deste ambiente, os traumas psicológicos e medo e as incertezas podem afetar seu rendimento escolar de forma brutal.  É fundamental entender este tema e dar a ênfase e atenção por não negligenciar os sentimentos e as dificuldades que educadores e crianças enfrentam diante de tais cenários. Apesar do desafio, muitos educadores criaram ferramentas e meios e conseguiram lograr êxito ao atuarem em tais ambientes. Abordaremos alguns exemplos que nos servirão de diretriz e inspiração ao exercermos nossas habilidades educacionais.

3 - O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA QUE ATRAPALHA O RENDIMENTO ESCOLAR

As estatísticas comprovam que a violência atrapalha, e muito, o rendimento de alunos de escolas. Podemos citar o caso dos alunos que residem em áreas de risco no Rio de Janeiro. Além do medo, os tiroteios mantêm os alunos, por vários dias, fora da sala de aula. Alguns alunos são obrigados a correrem e ficarem abaixados para literalmente salvarem suas vidas de balas perdidas durante o enfrentamento de policia e traficantes nas redondezas da instituição escolar. Alguns alunos que chegam na escola, deitam a cabeça na carteira e dormem porque não dormiram a noite inteira, devido aos tiroteios, conforme relatos dos professores que atuam nestes ambientes. Alguns alunos faltam na escolar por meses devido a ferimentos e até em casos extremos morrem nestes conflitos, impactando toda a turma. Por causa de tiroteios em comunidades, escolas acabam suspendendo as aulas para preservar a segurança dos estudantes. E salas de aula vazias vêm se repetindo com freqüência nestes locais. O problema chamou a atenção do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que fez uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio, para oferecer um treinamento de segurança para professores, funcionários e alunos.

A violência afeta diretamente o desempenho dos estudantes. Um estudo feito pela pesquisadora Joana Monteiro, da Fundação Getúlio Vargas, revela, por exemplo, que alunos de escolas do Rio próximas a áreas de risco pontuam menos na Prova Brasil, o exame aplicado para medir o índice de aprendizado no país. “Se você compara alunos que estudam, nas mesmas escolas, em anos que teve confrontos versus em anos que não tiveram você vê que a violência é associada a uma queda no rendimento escolar”, afirma Joana Monteiro.

O problema não é exclusividade do Estado do Rio de Janeiro, pois em todo o Brasil, na mesma intensidade ou em graus menores a violência está presente de forma constante e imponente.

FIGURA 1

[pic 2]

FONTE:  http://vermelhinhoba.com.br/2019/08/19/itabuna-criancas-deitam-ao-chao-temendo-bala-perdida-na-escola/

Itabuna, BA: Crianças deitam ao chão temendo bala perdida na escola em agosto de 2019

4 - A VIOLÊNCIA QUE AFETA A EDUCAÇÃO

A violência está presente nas ações dentro das escolas e é problema social se manifestando das mais diversas formas em todo o processo educativo. Visto que a escola é lugar de formação da moral e da ética do cidadão de bem, isso de modo algum poderia acontecer com os sujeitos(as) ali inseridos, sejam eles professores, alunos ou demais funcionários ou colaboradores.

Segundo Debarbieux a violência no cotidiano das escolas está associada a três dimensões distintas:[pic 3]

Os alunos ao observarem estas três dimensões de violência, sucumbem á falta de credibilidade numa sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social tão necessário nestes tempos de desigualdades. A violência doméstica, os roubos e latrocínios, os diversos tráficos, os crimes de colarinho branco têm levado jovens á sucumbir diante de tais observâncias.

 Os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição escolar vêm promover o fortalecimento das diversas relações do dia a dia deveriam traduzir harmonia e integração das pessoas e respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade e o respeito mútuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (529 Kb)   docx (742.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com