TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VOZ DO CORAÇÃO

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME:A VOZ DO CORAÇÃO

O filme narra à história de crianças órfãs, delinqüentes ou sem aparente futuro que vive em uma fundação de ensino onde pode ser observado que não há preocupação com o ensinar. Descreve métodos repressivos onde abrigava tais crianças, assemelhando-se a um reformatório, observando logo na entrada, os seguintes dizeres: ”No fundo do poço”.Clément Mathieu, chega a esta instituição que se encontra nas mãos de ferro de um diretor que nunca teve vocação para educador, onde a indisciplina é algo natural, em um local onde está tudo perdido, não há mais o que se perder. O ambiente é repressivo, e a tendência é que os meninos fiquem piores.

No 1° dia de trabalho, presencia um ataque dos alunos a um funcionário da escola e é recebido com hostilidade pelos mesmos. O cenário é bastante negativo e desestimulante, mas não se deixou abalar. Na sua primeira aula, livra um aluno de um castigo, conseguindo iniciar um vinculo de confiança com os meninos. Tinha uma postura diferente daquela que vinha sendo aplicada e revela sua preocupação com o bem daqueles órfãos. Essa atitude surpreendente é notada pelos alunos.

Ao descobrir qual foi o aluno que feriu o funcionário, concorda com a necessidade de repreendê-lo, contudo aplica uma “punição construtiva”, fazendo com que o aluno cuide da pessoa que ele machucou. O novo professor da instituição fica surpreso com o método aplicado pelo diretor, que se justificava com a frase “para toda ação há uma reação”, o professor então toma um rumo diferente, trocando o significado da “reação”

Aos poucos vai ganhando confiança e respeito por parte dos educandos. O professor acreditava em milagres. Aos poucos começou incentivá-los a cantar, porém, para ir a diante, precisava da autorização do diretor para montar um coral, que por sua vez, o desencorajou dizendo, que se por acaso aquele plano não desse certo, por conseqüência perderia seu emprego. Mesmo enfrentando obstáculos não desistiu de seus ideais e de sua linha de ação, mesmo que seus métodos o tivessem colocado em situação delicada perante a direção da escola.

Clément Mathieu repreendia o autoritarismo que ali se empregava e em contra partida, utilizava de uma ferramenta sentimental muito mais poderosa: o afeto. E assim o fez o professor revolucionário.

Através da música, ele confraterniza toda turma e à medida que os meses se passavam, a transformação era notória. Um músico que olhou para aquelas crianças com outros olhos, diferente dos outros funcionários do lugar. Olhou-os com carinho e queria conduzi-los a outros amanhãs. Descobriu alguns talentos, contudo um foi especial para ele. Tímido, porém rebelde, que tinha um talento nato. A voz dele era um milagre, e à medida que o coral progredia aquele órfão ia sendo cativado. Uma luz brilhava no fim do caminho.

Ao perceber isso o professor começa a incentivar a mãe do garoto a procurar uma escola especializada para desenvolver ainda mais o talento de seu filho. O coral se destacou tanto ao ponto de receber a visita de uma condessa para vê-los cantar.

Após um grave incêndio no internato o professor é despedido. O grande artista ia reencontrar a sua condição de homem: musico fracassado e desempregado. Mas deixa uma semente plantada no coração do garoto e de sua mãe que seguem seus conselhos, deixando-os como lição que: um professor se torna inesquecível por reagir, sim, mas reagir com afeto, reagir através da educação. São precisos verdadeiros educadores!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com