TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contação de história na educação infatil

Por:   •  20/5/2015  •  Artigo  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 11

                         Universidade Cruzeiro do Sul

                           Maria do Socorro Marins

                       O conto na Educação Infantil

Boituva

Fevereiro/2015

O conto na Educação Infantil

Justificativa

É através das instituições de educação infantil que se abrem ambientes propícios para a criança desenvolver-se integralmente. Assim, a educação infantil não pode ser vista, apenas, como um lugar de cuidados e sim como uma referência do educar é na educação infantil que o aluno tem sua formação inicial, onde ele se desenvolve integralmente. Assim, é possível afirmar que a arte de contar histórias passa a ser reconhecida como prática oral de um patrimônio cultural capaz de proporcionar prazer e lazer e que por meio deste processo as crianças aprendem a falar melhor, usam a imaginação e se desenvolvem muito mais.

Os educadores devem inserir em seus objetivos de aprendizados, o processo de contar história com o intuito de ajudar e enriquecer o desenvolvimento das crianças, sendo de suma importância desenvolver desde a educação infantil, esse mundo de imaginação, formação e promoção ao conhecimento.

Objetivo geral

. Utilizarr a contação de história como ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.

Objetivos Específicos

. Contribuir para  que o momento da contação de história seja prazeroso.

. Trabalhar a socialização.

. Instigar na criança a criar,inventar, compartilhar descobertas.

. Promover através da interação situações de aprendizagens.

Resumo


A partir dos contos, das histórias e da motivação do professor, a criança tem a oportunidade de exercitar a imaginação, criando imagens a partir do contexto social na qual se encontra inserida. Sendo então o uso da literatura infantil e do processo de contação de histórias de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. 
Com isso se torna inevitável para a compreensão deste trabalho obter informações sobre: Qual a importância da contação de histórias na educação infantil?   Como esta influencia no processo de aprendizagem da criança?

 A leitura na educação infantil tem um papel fundamental na vida  de uma pessoa, é a partir deste incentivo que a criança irá adquirir o gosto pela leitura. As histórias alimentam as brincadeiras de faz de conta das crianças, pois ampliam enredos, conflitos personagens, cenários e desfechos. E, como no passe de mágicas as crianças viram rainhas, reis, bruxas, feiticeiros, personagens ganham vida.

Diante disto só podemos dizer bem vinda histórias e mais histórias.

Palavra chave: contos, educação infantil, processo de aprendizagem

 

Summary

From the tales, stories and teacher motivation, the child has the opportunity to exercise the imagination, creating images from the social context in which it is inserted. And then the use of children's literature and storytelling process of fundamental importance stories to the intellectual and emotional development of children.

With this becomes inevitable for understanding this work information about: What is the importance of storytelling in early childhood education? What kind of literary books used? What materials the school provides to support reading? How this influences the child's learning process?

  The reading in early childhood education has a key role in a person's life, it is from this incentive that the child will acquire a taste for reading. The stories feed the games of make-believe of children as they extend plots, conflicts characters, scenarios and outcomes. And, as in the magical pass the children saw queens, kings, witches, wizards, characters come to life.

In view of this we can only say welcome story after story.

Keyword: tales, children's education, learning process

O conto na Educação Infantil

1.1  O processo de construção do conhecimento através da leitura

Desde muito cedo as crianças devem ser incentivadas a leitura, é através da contação de história que a criança inventa, cria-se  possibilidades de  provocar conversas interessantes que podem ser relacionadas a outras experiências ,onde o professor torna-se um facilitador e o aluno tem a chance de descobrir o mundo imaginário através dos contos. Quando o professor lê um conto para seus alunos, eles não aprendem apenas os conteúdos das histórias e suas características, mas também aprendem a compartilhar as práticas sócias de leitura 

Para TORRES & TETTAMANZY (2008). É função da escola, estimular no aluno, o gosto e o prazer pela leitura, que deve ser disponibilizada em sala de aula de maneira atraente, prazerosa e significativa, devendo estar desvinculada da obrigatoriedade.

A criança é um ser em desenvolvimento, que já possui muitos saberes e cheia de curiosidade sobre o mundo que a cerca, temos que promover situações para que ela crie, interaja, escolha, mostre-se, perceba o outro, descubra, conheça e continue curiosa e disposta a saber mais( mudar as Palavras), em cada contos podemos deixar estas possibilidades aguçadas na criança. A história nada mais é do que a formação e a compreensão da cidadania e do próprio conhecimento, o que para sua prática requer o entendimento do seu processo e dos caminhos que ela percorre, seja no mundo imaginário, transportando-se para a realidade e o desenvolvimento social, crítico e cultural.
“A força da história é tamanha que narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo e ocorre uma vibração recíproca de sensibilidades, a ponto de diluir-se o ambiente real ante a magia da palavra que comove e enleva. A ação se desenvolve e nós participamos dela, ficando magicamente envolvidos com os personagens, mas sem perder o senso crítico, que é estimulado pelos enredos.” (Betty Coelho, 2004, p. 11).
A comunicação, a vivência, a interpretação e valor que cada obra tem, atinge todo indivíduo, independente de sua idade ou formação social, porque a leitura e a arte de ouvir e contar história, está presente na nossa história, seja ela na formação da cidadania e todos os paradigmas que a sociedade percorre através do tempo, sendo assim, dentro de nosso próprio contexto individual e coletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com