TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criança e a música

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

A criança e a Musica

        A musica sempre esteve presente na vida do ser humano, mesmo inconscientemente.  Muitas vezes quando ouvidas são familiarizadas com alguma situação  vivida. As crianças quando brincam ou interagem com o universo sonoro acabam descobrindo mesmo que de maneira simples, formas diferentes de se fazer musica.  ( Joly 2003)

     Umas das maneiras que a criança tem contato com a musica é por meio da brincadeira, ao explorar objetos sonoros, ao imitar o que ouvem entre outros, assim as crianças começam a dar um significado aos sons que antes eram isolados. O ensino da musica nas escolas podem também contribuir para esse processo, dessa forma é importante que a criança comece a se familiarizar com a musica dentro do ambiente escolar, pois é nessa fase que ela constrói os saberes que ela ira utilizar para o resto de sua vida. Lembrando que é importante que a criança entenda a musica, dessa forma ela ira estabelecer vínculos com os gêneros musicais que mais tenham significado para ela.

A presença das musica na escola

          É de fundamental importância que o professor trabalhe a musica dentro de sala de aula, pois existem diversas atividades com a presença da musica no cotidiano escolar.  No volume 3 do referencial curricular para a Educação Infantil ( RCNEI) tem uma parte dedicada a esse conteúdo. Os RCNEI destacam ainda uma parte importante no processo, aliando a essa pratica e movimento corporal.

       Através da musica podemos desenvolver atividades que envolvam a percepção e a interiorização do ritmo, intensidade e altura, trabalha com forma musical e também desenvolve a expressividade das crianças. Outro ponto que pode ser desenvolvido esta ligado a diversidade de estilos e gêneros musicais existentes no mundo, trabalhando em cima dessas diversidades musicais as comparações entre produções de diferentes épocas e lugares.

        O ensino da musica nas escolas podem contribuir não só para a formação musical dos alunos mas também como uma ferramenta eficiente de transformação social, onde o ambiente de ensino e aprendizagem pode proporcionar o respeito,  a amizade, a cooperação e a reflexão tão importante e necessária para a formação humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com