TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A docência no brasil

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                                                                                                                                                                                                                   [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

A DOCENCIA NO BRASIL

 

GISLEINE LIMA AMADOR

 RA: 9116255114

NOME DO TUTOR – Profª Esp. Nelly Carla

SANTA BÁRBARA D’ OESTE SP

2015

                                         INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho consiste em apresentar uma breve trajetória da profissão e discutir as relações e a formação profissional do docente na educação infantil e mostrar a realidade destes profissionais, voltada-a educação infantil.  Realizaremos uma entrevista com profissionais para sabermos como se da esta escolha profissional, qual foi suas motivações e como foram alfabetizadas. Este trabalho visa apresentar um estudo sobre a formação e a prática. Para contemplar, foi necessária uma pesquisa sobre a historia da educação infantil e compreender de que forma originou-se as primeiras instituições voltadas á educação de zero á seis anos.

DESENVOLVIMENTO

 A educação infantil vem crescendo sabendo que haverá ainda um longo caminho a percorrer, para seu aprimoramento, no entanto algum fator merece total atenção, pois a profissão docente da educação infantil surgiu no Brasil sem exigência de formação.

 Após a criação da LDB, reconheceu-se a necessidade da formação adequada ao docente da educação infantil, que deveria ser contemplada no atendimento de crianças de zero a seis anos.

 Antes da lei de diretrizes e bases os profissionais, que atendiam a faixa etária de zero a três anos não era considerados professores.

 Com o advento da lei 9394/96-lei de diretrizes e bases, o profissional que atende a faixa etária de zero a seis anos foi reconhecido legalmente como professor.

 Com o reconhecimento obtido legalmente o educador então tem a possibilidade de escolher com qual faixa etária trabalhar sendo reconhecido como professor em qualquer uma delas.                    Pois a educação dessas crianças de zero a seis anos passa a ser repartida, com as instituições educativas, que inicialmente era divididas em duas classes menos favorecida, de caráter educativo, nesse sentido é importante que mesmo com a discussão atual em torno da infância com característica própria da idade toda criança ,tem as mesma oportunidades e direitos.

 A educação em sua trajetória nos mostra o quanto demorou a ser reconhecida por seu significado.

 A educação infantil não era entendida como necessidade, hoje é reconhecida como direito e vem se ampliando a uma necessidade, é essencial seu processo de desenvolvimento e tenta mostrar sua relevância, e a existência de seus avanços recentes.

 Além de ser definida como primeira etapa a educação infantil, ela tem sua finalidade que é o desenvolvimento integral da criança tanto no aspecto físico, psicológico e social da criança.

 A motivação das docentes na educação infantil é o reconhecimento, a valorização por parte dos alunos e com o carinho que eles retribuem diariamente.

 Sueli, 30 anos, escolheu o magistério por ser uma profissão igual da sua tia, estuda atualmente em cursos profissionalizantes, gosta de trabalhar com crianças de três anos e isso para ela é muito gratificante.

 Madalena, 41 anos, escolheu o magistério por acreditar na educação, cursou o magistério por que não precisava de ensino superior no seu tempo. Estuda atualmente pedagogia para aprimorar seus conhecimentos, escolheu trabalhar com os pequenos e se enche de expectativas e de orgulho ao ver o retorno das atividades propostas.

 Sabrina, 22 anos, desde pequena sempre quis ser professora, brincava de dar aula para suas primas e suas colegas. Atualmente estuda pedagogia, e o que á motivou a ser professora foi a forma com que realizava as brincadeiras, sempre gostei de ser professora.

Trabalhar com as crianças é uma fase emocionante a todo processo pedagógico, trabalho nessa área por gostar da profissão!

As entrevistadas também relataram as maneiras com que elas foram alfabetizadas.

Sueli: As formas usadas na minha alfabetização foram o uso das familiares, exemplo: BA-BE-BI-BO-BU. Raramente os alunos tinham oportunidade de expressar.

Nos textos coletivos a nas pesquisas de leitura havia muitas cópias da lousa e dos livros didáticos.

Sabrina: Usei cartilhas chamadas Vamos Sorrir bem tradicional, porém ao final do primeiro ano eu já estava alfabetizada.

Com a cartilha, decorar e repetição, sem contexto e não levava em consideração o conhecimento prévio do aluno.

Madalena: A primeira série foi iniciada em uma escola no sitio, onde em uma mesma classe ficavam alunos de primeira á quarta - serie. A lousa era divida em quatro partes, e os alunos permaneciam nas carteiras enfileiradas de acordo com a série que estava.

Não me lembro do uso de cartilhas, porém me recordo da escrita de palavras várias vezes, para decorar mesmo a forma de escrever a palavra.

A criança recebia informações prontas, sem questionamento não levava em conta toda bagagem e conhecimento prévio adquiridos.

A profissão docente do ensino infantil embora no passado não precisasse de formação especifica na docência do ensino infantil, e também era bem sucedida essa profissão.

Hoje atualmente com tudo mais moderno e informatizado, ficou mais fácil para as docentes a elaboração seu roteiro de aulas.

Em uma breve analise das informações mostrou que alguns indicadores foram amplamente contemplados e outros não. Nesse momento é possível afirmar que a formação especifica na educação infantil ainda é um terreno a ser explorado.

O profissional tem pouca clareza sobre á temática e ainda tem dificuldades entre a prática e a teoria.

Tendo em vista que o docente com formação especifica possui maiores entendimento para realizar um trabalho de qualidade.

A expansão da educação infantil hoje se deve a alguns fatores, como o reconhecimento da importância na educação e o desenvolvimento da criança e do investimento nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com