TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação a distância

Seminário: A educação a distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Seminário  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

A educação a distância surgiu como um modelo a partir da busca de conciliar o uso das tecnologias ao processo educacional, com o intuito de ampliar a possibilidade de ensino/aprendizagem. Foi alcançada inicialmente, através da correspondência, depois pelos meios de comunicação como radio e a televisão e posteriormente com o correio.

Durante esse longo processo de transformação, em que a diversidade cultural é presente, tem-se um significado maior na contextualização de saberes e conhecimentos, na qual a globalização gera uma necessidade de comunicação e informação sem fronteiras

Neste entendimento, é através das ferramentas tecnológicas, em que tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional a assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças.

Assim sendo, como uma forma de ensino pedagógico e inovador a EaD passa a apresentar um crescimento exponencial nos últimos anos, com a aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s). Por atuarem em tempo e ambientes diversos, por ter como foco o aluno e sua aprendizagem, trazendo em si uma revolução nos paradigmas educacionais atuais, à medida que apresenta diversas oportunidades para integrar e enriquecer os cursos, disciplinas e materiais instrucionais, essas ferramentas tornam-se cada vez mais indispensáveis

Vista como uma atividade aberta e flexível a Ead propõe através das tecnologias de informação e comunição uma modalidade de ensino em que o professor determina o conteúdo a ser estudado e o aluno decide como estudar, reformulando os antigos conceitos pedagógicos. Surge como um espaço de trocas, em que a autonomia da construção do conhecimento assume um papel significativo ao que se refere um processo educativo consistente preocupado com a atuação de um indivíduo, pois este será responsável por desenvolver habilidades e competências, crítico-reflexivo para obter êxito em sua aprendizagem.

O ensinar e o aprender começam a ser subsidiados pelo aparato tecnológico, que tem como uma de suas funções otimizar a construção de situações de aprendizagem significativas. Faz-se necessário que o professor mediador, saiba utilizar as tecnologias para que possa orientar o aluno na busca e no acesso às fontes de informação para que este possa distinguir a informação com qualidade, também no uso destas ferramentas para que possa compreender melhor determinado conteúdo.

O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais Os e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, webcam, videoconferências, entre outros, representam as TICs na educação a distância e cada vez mais novos sistemas são criados através da internet.

A partir desses ambientes virtuais de aprendizagem, sejam com ferramentas assíncronas ou síncronas, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações, experiências, é possível a realização de trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com