TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação como projeto social e politico da sociedade

Por:   •  21/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 4

A Educação como Projeto Social e Político da Sociedade

“[...] a educação pode ser vista como a resultante da necessidade histórica de preparar o homem, ou certos tipos de homem, para um mundo em que a vida racional destrói os padrões tradicionais de comportamento. E isso pode ser bom ou mal. Alegre ou triste. Alvissareiro ou desalentador.” (RODRIGUES, 2002, p.17)

A Filosofia e a Sociologia: Contribuições para a Educação

Agora é a sua vez

Questão 1

Escolha a alternativa que não expressa um benefício advindo do estudo de filosofia e sociologia.

a) Tomar decisões menos eficazes e de menor impacto social.

 b) Pensar com mais rigor.

c) Abandonar o senso comum.

d) Compreender os diversos pontos de vista de um problema.

e) Desenvolver a originalidade de pensamento.

Questão 1 - Resposta

a) Tomar decisões menos eficazes e de menor impacto social. • Por quê? Ao se dedicar ao estudos destas áreas do conhecimento, tem-se a possibilidade de questionar os fundamentos, as razões de ser que levaram ao estabelecimento de determinada situação da realidade. Quando isto ocorre, as decisões são mais eficazes.

Questão 2 Analise as duas imagens.

Que tipo de reflexão pode ser desenvolvida sobre as diferenças sociais quando ela se mantém no senso comum? De que modo o estudo da filosofia e da sociologia permitem a revisão da reflexão comum?

Questão 2 (Continuação)

Questão 2 - Resposta O pensamento do senso comum, por ser simples e superficial, percebe as diferenças e as critica, porém, nem sempre consegue enxergar claramente os elementos que sustentam a situação. Por sua vez, o pensamento crítico possibilitado pela ideias filosóficas e sociológicas abre caminho para perceber as razões (principalmente políticas) que perpetuam as diferenças sociais. Para a educação isto é de suma importância.

Durkheim (1978, p.82) afirma que “a educação é, acima de tudo, o meio pelo qual a sociedade renova perpetuamente as condições de sua própria existência.”

Assinale a única alternativa que não condiz com tal ideia.

Questão 3

a) Por meio da educação, os valores de um grupo social podem ser transmitidos para as novas gerações.

 b) A educação é um instrumento da sociedade e, como tal, não é bom nem mal em si mesma, tudo depende do uso que se faz dela.

 c) Toda educação é renovadora. Neste sentido, não há sociedade que permaneça em valores fixos – a renovação social ocorre apenas pela educação.

 d) A educação é meio e não fim. Isso significa que a finalidade maior é a conquista do bem social.

 e) Sem a educação, a sociedade não perpetua seus vínculos sociais, pois educar é transmitir conhecimentos e valores entendidos como bons para o grupo.

Questão 3 - Resposta

c) Toda educação é renovadora. Neste sentido, não há sociedade que permaneça em valores fixos – a renovação social ocorre apenas pela educação.

• É preciso enxergar que nem toda educação é renovadora, pois ela apenas se dá por meio de um projeto político e social estabelecido. Nenhum projeto educacional é bom ou ruim em si mesmo – tudo depende dos interesses envolvidos.

A Filosofia e a Sociologia: Contribuições para a Educação

Finalizando

Questão de Utilidade

“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil;

se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.” (CHAUI, 2005, p.24)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com