TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do habito da leitura

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  2.079 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Este trabalho é uma resenha do artigo “A importância do hábito da leitura na universidade” de autoria de Erik André de Nazaré Pires, que apresenta de forma ampla a importância da leitura no ambiente universitário e na sociedade globalizada em geral.

Palavras-chave: Leitura. Sociedade.

Abstract: This paper is a review of the article "The importance of reading habit in college" authored by Erik André Pires de Nazaré, which broadly shows the importance of reading in the university environment and global society in general.

Pires inicia seu artigo apresentando alguns conceitos para leitura, baseando-se em autores reconhecidos no campo da Metodologia Científica e Comunicação. Nesse ponto, o autor deixa claro que o ato de ler extrapola a simples decodificação de determinada mensagem e torna-se uma ferramenta para a percepção do mundo de forma crítica e construção das relações sociais.

No atual mundo globalizado, nos deparamos diariamente com quantidades enormes de informação. É nesse ponto que a verdadeira leitura se torna realmente importante. Filtrar aquelas informações que serão necessárias para o desenvolvimento profissional e pessoal é uma característica que embora crucial, nem todos são capazes de desenvolver com maestria. Dessa forma, entendemos que a leitura estabelece-se como um hábito essencial para a sobrevivência na Era da Globalização, de forma que tal habito evita a sobrecarga de informação.

Sendo assim, esse excesso de informações aceba tornando-se algo positivo, uma vez que o universitário se sentirá na obrigação de utilizar-se de várias fontes para construir seu conhecimento e a consequência direta disso será o desenvolvimento da habilidade de localizar informações de qualidade.

Aqui, o autor entra no mérito das bibliotecas virtuais, cuja abrangência cresce a cada dia. Ele reforça a quantidade de sites que fornecem o serviço de forma eficiente, proporcionando a todos, universitários ou não, acesso à mídias digitais com conteúdo didático de grandes autores. É importante ressaltar que Pires deixa claro que a leitura deve ser uma ferramenta para impulsionar a construção do conhecimento, deve instigar o aluno a buscar sempre mais o conhecimento, de forma a aumentar seu conhecimento científico e formar-se um cidadão com senso crítico.

Após discorrer sobre as formas de obter o conhecimento, ele passa a contextualizar a leitura, inserindo-a no ambiente acadêmico, reforçando o fato já sabido de que a leitura é a principal ferramenta para obtenção do conhecimento necessário para se formar um profissional competente e bem informado. Esse hábito de ler, como destaca o autor, possui duas motivações básicas: o lazer e a investigação. No primeiro caso, a leitura começa de forma singela. O indivíduo busca na leitura uma distração, uma forma de entreter-se, valendo-se, a princípio, de livros literários. A segunda motivação, é movida pela curiosidade, a vontade de aprender e entender o desconhecido.

Nesse contexto, é citado as intervenções do governo no que se refere ao incentivo à leitura e cultura, uma vez que com tais incentivos, o país é quem ganha, já que estaremos estimulando a produção de conhecimento. Sendo assim, o meio universitário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com