TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do projeto politico pedagogico

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Introdução

O projeto politico pedagogico tem sido constantemente discutido dentro das escolas e da comunidade escolar. No entanto, esse documento não tem sido tratado com a deferencia necessária e, muitas vezes, faz parte de um rol de documentos obrigatório dentro da escola.

Muito antes de um documento, o PPP é um instrumento norteador do processo escola como um todo. É onde delinia-se as linhas de ação da escola e as formas como vão ser implmentadas as ações necessaria para o alcançe do sucesso escolar.

Este trabalho tem como objetivo apontar a importância do PPP na rotina da escola, fanado sobre como deve ser construído, o porque desta construção e quem deve estar envolvido nela, além de considerar como o PPP pode ajudar a escola na formação dos seus alunos.

Desenvolvimento

A escola é hoje um espaço social e democrático, onde se juntam alunos, pais, professores, profissionais de diversas áreas e a comunidade onde a escola está inserida. É essa diversidade que faz a missão da escola ter sentido.

O Projeto Político Pedagógico tem como principal papel nortear a escola nas ações que implanta com intuito de solucionar os problemas que ela apresenta e de dar ao aluno o suporte necessário para consolidar sua aprendizagem.

Para que isso seja efetivo é necessário que o PPP seja elaborado também de forma democrática, ou seja, que privilegie a participação de todos os sujeitos da escola de forma participativa e buscando a consolidação e desenvolvimento das ações propostas.

Neste sentido, é necessário que haja uma sensibilização de todos os sujeitos que devem ter com clareza que tipo de escola se quer, que tipo de aluno pretende formar e de forma a escola pode resguardar aos valores e a cultura da comunidade onde está inserida.

Veiga (1995, p.13) defende que o “Político e pedagógico têm assim uma significação indissociável.”. Afirmando que devemos buscar uma reciprocidade para que haja uma verdadeira vivência democrática.

Neste sentido, para que haja a gestão democrática e o desenvolvimento do PPP dentro da instituição é necessário o envolvimento de todos que fazem parte do contexto escolar. Ainda de acordo com Veiga (1998, p.124) “é preciso desencadear um movimento no sentido de organizar o trabalho pedagógico com base na concepção de planejamento participativo e emancipador.”

Em seu texto dado para análise, Veiga (1995) mostra preocupação com diversos elementos constitutivos da escola que apresentam fundamental importância na construção do PPP. Dentre esses elementos, destaca-se o currículo que é empregado na escola e que norteia a apresentação dos conteúdos a serem aprendidos pelos alunos.

Ao trabalhar com o currículo uniforme, a escola promove uma equalização de conhecimentos, mas que não favorecem ao aluno habilidades de reflexão, de análise e de interpretação dos acontecimentos que estão a sua volta. Em outras palavras, o currículo que hoje se trabalha na escola é limitador do desenvolvimento de habilidades dos alunos, num momento em que estas habilidades são de vital importância.

Este currículo defasado e, em grande parte, um dos motivos da falta de qualidade educacional e do despreparo dos alunos para o enfrentamento do mundo social. O aluno formado é apenas parcialmente informado, não tem habilidades para enfrentar a competição instalada pelo mercado do trabalho e não consegue se sobressair nestes dois campos.

Visto por esse ângulo pode-se dizer que a escola já forma profissionais defasados e que se faz necessária uma mudança estrutural no seio da escola, visando adequar realidade e currículo como forma de oferecer ao aluno uma educação mais condizente com seu tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com