TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Educação Física na Educação Infantil

Por:   •  11/6/2015  •  Artigo  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

      A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Acadêmica Juliana Borter

Professor-Ademar

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Educação Física –Turma LEF0046 – Prática do Módulo I

                                                      13/03/2015

A lei 9394/96, no artigo 26, 3º parágrafo garante que deve ser ensinado educação física para crianças abaixo de seis anos. Dessa forma a Educação Física passa ser de suma importância para o desenvolvimento das crianças na educação infantil. O objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão sobre essa nova forma prazerosa, através de jogos, brincadeiras e esportes das crianças se relacionarem com um meio social e físico. Refletir também sobre os principais objetivos da atividade física infantil e sobre o papel do profissional de educação física que precisa entender cada estágio de desenvolvimento de seu aluno, para estimular certamente cada etapa.

Este trabalho tem também como objetivo justificar a importância da disciplina Educação Física e do seu profissional na Educação Infantil. A metodologia empregada para esse fim é o da pesquisa indireta, realizada por meio da revisão bibliográfica, que se utiliza de fundamentação teórica de estudiosos sobre o assunto.

A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, uma vez que proporciona ás crianças inúmeras experiências motoras que as possibilitam descobrir e redescobrir movimentos, elaborar e reelaborar conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações, logo, é impossível educar integralmente sem levar em conta o ato motor. Apesar desta constatação, observa-se que nem sempre encontramos um profissional da área atuando neste nível de ensino, sendo ele pouco valorizado ou, muitas vezes, substituído por um professor generalista.

Diante disso, se faz necessário conscientizar os envolvidos no âmbito escolar que o professor generalista não deve exercer a função, uma vez que não possui a formação adequada, e o professor de Educação Infantil deve lutar por esse espaço de trabalho e desenvolver ações que justifiquem cada vez mais a importância de sua atuação na Educação Infantil.

Gallardo (2005) relata que a escola, como local voltado para a educação, deve proporcionar nas aulas de Educação Física um saber fazer das práticas corporais e um saber sobre esse fazer, ou seja, superar a pratica pela pratica e conscientizar-se de que não há pratica neutra, pois nela estão implícitas ou explicitas filosofias, visões de mundo, valores e interesse.

    A Educação Física, segundo Rolim (2004), ao surgir na Educação Infantil, teve como função instrumentalizar o aspecto psicomotor das crianças através de atividades que envolvessem a área motora, o que, supostamente, possibilitaria um maior sucesso na alfabetização, dando suporte às aprendizagens de cunho “cognitivo”. Esta perspectiva de Educação Física vinculava-se aos princípios da Educação Infantil de cunho compensatório

    Sobre a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil, Kunz (2001) registra que a importância de se desenvolver movimentos está na objetivação de proporcionar à criança, um conhecimento maior de si mesmo e do mundo à sua volta.

    O movimento, segundo Neira (2003) é mais que o deslocamento do corpo no espaço, ele se apresenta como linguagem que permite a ação da criança sobre o meio físico e sua atuação sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.

    Considerando-se a literatura em Educação Física sobre a faixa etária dos alunos da Educação Infantil, constata-se que a capacidade de movimento não é inata, significando que a qualidade e a quantidade de experiências motoras adequadas são fundamentais para o estabelecimento de um acervo motor rico e flexível que permita aprendizagens mais complexas. (FERRAZ e MACEDO, 2001)

    “Assim, ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. Neste sentido, as instituições educacionais devem favorecer um ambiente físico e social onde a criança se sinta estimulada e segura para arriscar-se e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for o ambiente (do ponto de vista dos movimentos), mais ele lhe possibilitará a ampliação de conhecimentos sobre si mesma, dos outros e do meio em que vive.” (NEIRA, 2003, P. 115)

    Desde o primeiro contato com o mundo, segundo Kunz citado por Burger e Krug (2009), o inicial e mais importante diálogo com o mundo se realiza por intermédio do movimento, e durante todo o nosso desenvolvimento, ainda é com movimentos e gestos que melhor conseguimos nos situar e entender o mundo e os outros ao nosso redor. Através do movimento, da expressão do corpo e na relação com nossos sentidos temos experiência do mundo e nos comunicamos com ele e com outras pessoas, estabelecendo bases para a construção de nosso conhecimento sobre as coisas.

    Segundo Guimarães (2000) apud Silva (2007) a Educação Física escolar visa a globalização do indivíduo por meio da comunicação, da expressão e de interação social. Registra também que o professor deve ser o mediador, proporcionando instrumentos para que a criança amplie seu conhecimento no ambiente escolar, obtendo cultura e respeitando suas origens. O meio educacional é responsável por oferecer à criança, práticas motoras diversificadas, pois ela é essencial e determinante no processo de desenvolvimento. Os professores têm papel fundamental nesse processo de desenvolvimento, como também na ampliação dos conhecimentos da criança.

    O movimento precisa ser trabalhado de uma maneira que desenvolva o indivíduo integralmente, principalmente na Educação Infantil, para que a criança possa conhecer a si própria, testar seus limites, modificar seus gestos, compreender a função de seus movimentos e criar novos movimentos que a auxiliem a superar suas dificuldades. Para isso, é imprescindível que os professores de Educação Física realizem um trabalho consciente, para que se passe a valorizar essa área e, principalmente, se acredite efetivamente na sua importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com