TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Educação de jovens e adultos e a Educação a distância como instrumento de transformação da realidade

Por:   •  12/4/2017  •  Artigo  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO


Aluna: Eliane Sousa da Costa

Polo: Itaguaí

Matricula: 11212080031

2016.2

A importância da Educação de jovens e adultos e a Educação a distância como instrumento de transformação da realidade.

1.1-Resumo

         A Educação de Jovens e Adultos e o Ensino a Distância são elementos transformadores da realidade do sujeito. Assim sendo a Educação de Jovens e Adultos é um instrumento que se percebe tanto na teoria, como em situações da prática, a possibilidade de mudar os rumos sociais do sujeito. Vale ressaltar que através da educação é capaz de mudar a realidade do ser humano, e por consequência, a sociedade a que ele pertence.

A evasão escolar é uma realidade muito presente em nossa sociedade, inúmeros são os motivos que levam crianças e jovens a não permanecerem na escola no tempo correto. Todavia a necessidade da alfabetização torna-se cada dia mais urgente em um país onde as diferenças culturais e sociais demonstram ser o impedimento para o sucesso e a estabilidade econômica de todo um povo. O baixo nível cultural nas camadas sociais mais baixas é absurdamente visível, todavia essa parcela da sociedade sem condições para o exercício pleno da educação e cultura, torna a participação crítica em sociedade quase nula, sem que o indivíduo use a sua capacidade crítica de cidadão nas tomadas de decisões da sua sociedade, bem como para construir uma nova visão política, econômica e social.

O objetivo desse artigo é registrar experiências vividas por mim e que elas sirvam de referência a outros que trilharão caminhos semelhantes.  São inúmeros as pessoas que se encontram fora do sistema educacional e desejam o retorno ao sistema de ensino. Além de mostrar para as pessoas as possibilidades de regresso ao sistema de ensino e que é possível retomar os estudos através da educação de jovens e adultos e da educação a distância como um grande aliado nesse processo de retorno e continuidade ao sistema educacional. Todos podem apropriar-se dessas ferramentas para um retorno ao sistema de ensino, podendo ter como grande aliado professores do Eja que podem atuar como excelentes mediadores , incentivadores e motivadores de aprendizagem, por isso vale ressaltar que também tenho como objetivo mostrar a importância do educador nesse retorno e permanência do educando ao sistema educacional.

A metodologia utilizada inclui texto de apresentação com os principais assuntos abordados, informação sobre a pessoa que apresenta o relato (eu), referências bibliográficas e uma sessão de interação com o responsável da experiência relatada (Eu).

            Eja, Educação a distância, transformação

2.1-Introdução

          O Presente artigo trata de um tema de grande relevância, trata-se da Educação de Jovens e adultos e a Educação a Distância. Posso dizer sem sombra de dúvidas que se não fosse através desse recurso que a educação nos possibilitou, jamais teria conseguido chegar até aqui. Pretendo com esse artigo mostrar um pouco da importância desses recursos da educação na inclusão das pessoas que por algum motivo não puderam dar continuidade em seus estudos.

          A Eja e a Ead, constitui um importante aliado na tentativa de conter a evasão escolar. A Ead, contribui para as pessoas que não possui uma escola ou universidade próxima de suas casas além de dar a chance às pessoas que não tem grande disponibilidade de horário para frequentar as escolas e universidades em horários convencionais. Com esse artigo, será possível compreender que não se trata de um paliativo, e sim um novo caminho para diminuir as desigualdades sociais, sou privilegiada por ser uma pessoa que fez uso da Educação de jovens e adultos e uma das primeiras pessoas no meu entorno, a fazer uso desse instrumento importantíssimo de inclusão que é a Educação a distância. Ambos foram instrumento de transformação da realidade sociocultural em que eu vivia, pois passei a ser percebida como uma referência para as pessoas próximas a mim e que se encontravam na mesma realidade que eu me encontrara outrora.

          Esse artigo trata-se de um relato de experiência de vida, que retrata sobre as contribuições que a educação de jovens e adultos e o ensino a distância possibilitou em minha vida, bem como a importância que o educador exerce na vida do sujeito aprendente, através da motivação, afetividade e mediação significativa.

Para embasar o presente trabalho, fiz me apropriar de referências bibliográficas nessa área, afim de que fosse notória as contribuições dessas modalidades de ensino na vida do educando.

  O objetivo do presente estudo é mostrar para as pessoas que é possível mudar a realidade em que vivem através da educação e também mostrar para as pessoas que não puderam estudar na idade convencional, que é possível retornar ao sistema de ensino através da Educação de Jovens e Adultos e da Educação a distância, não importando a sua idade ou posição social e mostrar também a importância do educador no sujeito do  Eja.

        A Educação é um instrumento de transformação social, econômica, etc , porém segundo Freire,  “Sei que o ensino não é a alavanca para a mudança ou transformação da sociedade, mas sei que a transformação social é feita de muitas tarefas pequenas e grandes, grandiosas e humildes! Estou incumbindo de uma dessas tarefas. Sou um humilde agente da tarefa global de transformação. Muito bem, descubro isso, proclamo isso, verbalizo minha opção”. (FREIRE, 2001, p. 60)

        Entretanto, sabemos que sem a educação é impossível haver transformação, “Se a educação sozinha, não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. ” (FREIRE, 2000, p.67).

       

2.2- A Educação de Jovens e adultos: Objeto de transformação e ascensão social

          A Educação de Jovens e Adultos e o Ensino à Distância são aliados importantes no processo de inclusão ao ambiente escolar e ascensão social para alunos que por algum motivo tiveram que deixar de estudar no tempo estimado. Uma experiência que se repete frequentemente na vida de muitas pessoas que por algum motivo tiveram que deixar o sistema de ensino regular na idade convencional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com