TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da brinquedoteca na prática pedagógica de acordo com a visão de cientistas como Vygotsky e Jean Piaget

Por:   •  13/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Anhanguera Taubaté Unidade 1

PEDAGOGIA

5º SEMESTRE

Jeani Cristina da S. Pereira Santos        RA 8982239094

Luzia Regina Machado                           RA 1911242109

Valdenice Cândido                                  RA 2809671620

DESAFIO PROFISSIONAL

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da História e da Geografia, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Educação Aplicada aos Cuidados da Criança e Avaliação e Currículo.

Tutora EAD– Elaine Vieira

Taubaté/SP

Março de 2017

SUMÁRIO

Introdução  _______________________________________ Pág.02

Desenvolvimento __________________________________ Pág.03 a 10

Tabela página 4

Considerações finais  ______________________________  Pág.11

Referências Bibliográficas ___________________________ Pág.12

INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da brinquedoteca na prática pedagógica segundo a visão de estudiosos como Vygotsky e Jean Piaget e outros da atualidade, os quais vêem nos jogos possibilidades de recreação com aprendizado. Portanto, as atividades lúdicas contribuem e dão oportunidade para a criança expressar, criar e trocar informações ocorrendo o processo de cooperação, pois a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente, no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, característica fundamental para o desenvolvimento. 

O tema coloca em discussão a brinquedoteca e sua importância na educação infantil, apresentando a importância que a brinquedoteca trás para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O brincar faz parte da vida de todas as pessoas, é um fenômeno da cultura e neste sentido, a brinquedoteca vem colaborar para a garantia do direito de brincar e para a concretização deste. A brinquedoteca é um local onde o lúdico é valorizado e destaca-se o brincar livre como modo de possibilitar a imaginação, o faz de conta e a criatividade da criança.

A brinquedoteca justifica-se nos ambientes escolares, em razão de que na atualidade depara-se com a restrição dos espaços, pois antigamente a criança tinha mais espaço para brincar, como na rua e nas praças. A brinquedoteca apresenta-se como um local seguro, onde o direito de brincar é preservado e também um lugar que promove o desenvolvimento integral da criança. Considerando que o brincar é a linguagem preferida e mais intensiva da criança da primeira infância, concluímos que a brinquedoteca é um lugar privilegiado para o acolhimento do brincar, constituindo-se em um local agradável e seguro para a criança, um espaço em que o brincar é valorizado em si mesmo e fonte de desenvolvimento e aprendizagem. 

Nas escolas, a brinquedoteca tem como objetivo o pedagógico, o que contribui muito para o desenvolvimento integral da criança e para seu aprendizado. As atividades lúdicas são muito importantes, são fundamentais para o processo de aprendizagem, e um dos que permitem que elas aconteçam é a escola. Segundo Jean Piaget, “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à prática educativa”.

DESENVOLVIMENTO

Um Empresário bem sucedido se ofereceu para montar uma brinquedoteca para uma Escola Infantil, e com isso a coordenadora da Escola Infantil apresentou um plano de ação para a implantação da brinquedoteca e demonstrar a importância da brinquedoteca dentro do ambiente escolar.

 Elaboramos um plano de ação contendo os pontos a serem discutidos para que pudesse analisar posteriormente o documento com calma, contribuindo assim com a compreensão sobre a necessidade da instituição.

De acordo com Piaget, o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget chamou de estágios:

  • Estágio sensório – motor
  • Estágio Simbólico
  • Estágio Conceptual.

A importância do Brincar

O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, pois o brincar é uma das atividades mais importantes na vida dos indivíduos. Por meio dessa ação, ele tanto desenvolve suas potencialidades, como também trabalha com suas limitações, com as 237 habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas. O brincar é ainda uma forma de expressão e comunicação consigo, com o outro e com o meio. A brincadeira é considerada uma atividade universal que assume características peculiares no contexto social, histórico e cultural. O brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas, podendo ser utilizado em diferentes contextos, tais como, no brincar espontâneo, no momento terapêutico e no pedagógico.

Durante todo o processo do desenvolvimento físico, moral e social da criança, muito bem explicado por Piaget, Vygotsky e Wallon, é importante destacar que os ambientes em que elas estão inseridas e as brincadeiras espontâneas ou dirigidas poderão contribuir de forma significativa na sua formação integral. Os ambientes, denominados "de pedagógicos", deverão ser para a criança uma extensão do próprio lar. Para que isso se efetive, o educador que trabalha nestas instituições necessita de uma boa formação profissional para proporcionar um direcionamento específico e ao mesmo tempo significativo para estas crianças, principalmente nos primeiros anos de vida.

IDADE

Características

Atividades

Recursos

0 a 2 anos

Tem Interesse

É curiosa

Conhece o nome

É negativista

Brinca com o outro

Relacionadas ao período sensório- motor:

A exploração motora, a sensação/ sentidos e a estimulação.

Objetos de espessuras variadas, bolas, cores, borrachas, brinquedos.

2 a 3 anos

São ativas

Estão descobrindo as coisas

São sensíveis

São tímidas

São imitadoras

Por experiência com brincadeiras, com leituras ilustradas, com histórias, com desenhos, objetos variados, estórias de faz de conta, perguntas e respostas, brincadeiras sem regras ou com regras simples, imitações, movimento e jogos diversos

Fantoches, caixas de areia, materiais artísticos, materiais concretos.

4 a 6 anos

São ativas

São questionadoras

São medrosas

São amigáveis

São confiantes

São mais atenciosas

São interessadas

São mais concentradas

Brincadeiras com ou sem regras, atividades com movimentos, com representações, com recortes, pesquisas, criatividade, atividades em grupo, dramatizações e histórias ilustradas.

Cartazes, álbum seriado, materiais de artes, materiais concretos, objetos variados, livros, retroprojetor, vídeos, informática.

Conceitos de “Brincar” e “Brincadeira” e as funções da brincadeira para o desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com