TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das disciplinas para a formação do pedagogo.

Por:   •  4/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANDRESSA CAROLINE VEIGA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: A importância das disciplinas para a formação do pedagogo.

Cidade

2013

ANDRESSA CAROLINE VEIGA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: A importância das disciplinas para a formação do pedagogo.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de O trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos; Psicologia da Educação II; Comunicação e Linguagem; Educação e Diversidade e Relações Étnicos-Raciais.

Profs. Vilze Vidotte, Carlos Eduardo, Juliana Fogaça e Fábio Luiz.

Tutora eletrônica: Danielle Nunes Martins do Prado

Tutor(a) de sala:Ivete Shwvants.

Cidade

2013

Introduzo este trabalho falando da importância das matérias estudadas neste semestre e como cada uma pode contribuir para a formação do pedagogo diante da dinamica do espaço eduacativo,a formação e atuação do professor como responsável na formação do ser humano. A psicologia da educação que nos faz refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem ligadas no âmbito cultural e social. Ao afetivo, ética e estética com as contribuições teóricas. Comunicação e linguagem, como é importante a leitura e interpretação de textos. O amplo repertorio de palavras, gírias e formas de falar que existe em cada região do País, e o preconceito linguístico que vem com essa diversidade. Educação e diversidade as relações étnico raciais,discriminação,exclusão e inclusão voltada para o desenvolvimento humano. Cinco atribuições do pedagogo foram escolhidas para serem abordadas e ligadas no contexto do trabalho. 1-Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto politico-pedagógico e do plano de ação da escola.3-Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para elaboração de propostas de interversão na realidade da escola.4-Participar e intervir, junto a direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar.6-Analizar os projetos de natureza pedagógica a serem implantados na escola.21-Orientar a comunidade escolar a interferir na construção de um processo pedagógico numa perspectiva transformadora. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste trabalho.

O pedagogo é um profissional que lida com fatos, estruturas, contextos, situações, referentes à prática educativa em suas várias modalidades e manifestações. A atuação do pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula(conteúdos, métodos, técnicas, formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula. O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência.O pedagogo é coordenador é problematizador nos momentos de diálogo em que os alunos organizam e tentam justificar suas ideias; aproxima, cria pontes favorecendo o processo de ressignificação e retificação conceitual; explica os processos e procedimentos de construção dos conhecimentos em sala de aula, tornando-o mais compreensível para os alunos pensarem. O pedagogo presta assessoria ao professor na relação entre teoria e pratica e entre pratica e teoria concreta. Ele deve participar integralmente das reuniões escolares colaborando para formação escolar e formação do sujeito. Newton Ramos-De-Oliveira (2001, p. 21), “Ensinar é exercer atos de comunicação com propósitos definidos” Enfim o bom resultado na formação do individuo é a união do pedagogo, escola e professor que vai além de dar aulas com conteúdos e matérias didáticas ele tem o papel de na formação do ser humano como um todo: intelectual, responsabilidades, família e valores morais.

Dificilmente podemos encarar com rigor um debate sobre a forma de apresentar os conteúdos na escola se ainda não temos claro o que se deve ensinar.Todos os nossos referenciais culturais ou epistemológicos estão mediados por uma estruturação do saber fragmentado em múltiplas disciplinas. Essa maneira de ver e interpretar o mundo é o resultado e a consequência de uma formação que aceitou a compartimentação do saber em cadeiras ou matérias como a única forma de apresentar e organizar o currículo escolar. Ensinar é uma atividade correlata ao aprender. Ensinar é instaurar um processo de mudança que se elabora e se reelabora no interior de uma relação com o saber. O ensino nem sempre consegue ser bem sucedido, mas sem sua finalidade de aprendizagem o ensino não existe. Assim sendo o currículo escolar precisa oferecer os meios para possibilitar a análise crítica e construtiva de nossa realidade e que facilite o conhecimento real da situação mundial, criando uma consciência de compromisso ativo diante das desigualdades e possibilitando os instrumentos para a intervenção na transformação social O ensino-aprendizagem forma uma dupla indissociável que compõem as duas faces de uma mesma realidade.Podemos dizer que durante o processo de ensino nem sempre se conduz o estudante ao desenvolvimento da aprendizagem. É somente quando estes processos provocam uma modificação na estrutura das funções psíquicas que se produz o desenvolvimento que conduzirá a novas formas de interação do sujeito com a realidade social (SÁNCHEZ e RODRÍGUES, 1999).Considerar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com