TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO PARA AS DISCIPLINAS: PROCESSO DE PROJETO ARQUITETÔNICO DIGITAL E GRAMÁTICA DA FORMA

Por:   •  19/4/2016  •  Exam  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 9

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO PARA AS DISCIPLINAS: PROCESSO DE PROJETO ARQUITETÔNICO DIGITAL E GRAMÁTICA DA FORMA

Antônio José

Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano

josebrasileiro@ufbr.br

Antônio Latino Americano

Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano

americano@ufbr.br

Resumo

Nesta parte, os autores devem apresentar o resumo do artigo (com no máximo 200 palavras). O resumo é uma apresentação concisa dos pontos mais importantes de um texto. Na sua redação, considere-se também que, às vezes, é a única parte da publicação que será lida por muitos leitores. Por isso deve ser breve, com informações sucintas sobre o conteúdo, os objetivos, os procedimentos e as conclusões. Não use parágrafos e tabulações.

Palavras-chave: MDU. Projeto Digital. Gramática da Forma. (3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto)

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste documento é fornecer as diretrizes básicas para elaboração de um artigo científico que servirá como nova para avaliação das disciplinas Processo de Projeto Arquitetônico Digital e Gramática da Forma.

A introdução deve constar de um texto claro, com objetivos bem definidos a ser apresentado de modo sintético. Deve descrever a natureza do assunto, os objetivos, as limitações, os métodos e os resultados do trabalho apresentado.

Os trabalhos deverão ser escritos em português. Utilize este modelo para escrever o artigo visando manter a formatação padrão.

O artigo deve conter as seguintes partes:

  • Introdução;
  • Revisão Bibliográfica
  • Desenvolvimento da Gramática da Forma
  • Modelagem Paramétrica x Gramática da Forma (exemplificar com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos com as derivações criadas)
  • Resultados
  • Discussão

2 FORMATAÇÃO GERAL

O artigo, incluindo figuras, tabelas e referências, deverá ter no máximo 12 páginas. O tamanho total do arquivo não deverá exceder 10 Mb. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho da página deve ser A4. Todas as ilustrações e tabelas devem estar inseridas no texto. A fonte utilizada em todo o texto é Arial.

2.1 Título

O título deve estar na primeira linha da primeira página. Deve estar centralizado, com fonte Arial, tamanho 14, em negrito e em caixa alta (todas as letras maiúsculas). Embaixo do título em português deverá estar o título em inglês. Este deve estar centralizado, com fonte Arial, tamanho 13, em itálico e em caixa alta. Formatar os títulos com espaçamento de linha 18 pt antes e depois. Incluir uma primeira nota de rodapé no final do titulo em português e que remete à referencia bibliográfica do artigo segundo a norma ABNT NBR 6023, conforme modelo acima.

2.2 Resumo e palavras-chave

Digite o título “RESUMO” em negrito, centralizado, com fonte Arial, tamanho 12. Na linha seguinte digite o conteúdo do resumo, em tamanho 9, com alinhamento justificado (esquerda e direita). O resumo não deve conter mais de 200 palavras. Não use parágrafos e tabulações. Deixe um espaço de 6 pt e, então, digite o título “Palavras-chave” em negrito, alinhado à esquerda, com fonte Arial, tamanho 9. Digite de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto, com somente a primeira letra de cada palavra-chave em maiúscula. Formate as palavas-chave com espaçamento de 12 pt depois do parágrafo.

Nos itens “ABSTRACT” e “Keywords” use a mesma formatação de “RESUMO” e “Palavras-chave”, respectivamente.

2.3 Títulos das sessões

As seções primárias devem ser numeradas sequencialmente, a partir da introdução com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.), com fonte Arial, tamanho 12, em negrito, caixa alta e com um espaço separando o número do texto (sem ponto). Os títulos das seções devem ser formatados com espaçamento 18 pt acima e 6 pt abaixo deles.

As seções secundárias (subtítulos) devem estar com fonte Arial, tamanho 12, em negrito, apenas com a primeira letra maiúscula, numerados com algarismos arábicos (1.1, 1.2, 1.3, etc.) seguido de espaço. Deixe um espaçamento de 18 pt acima e 6 pt abaixo destes subtítulos. Utilizar seções somente até o terceiro nível (1.1.1, 1.1.2, etc.), com a mesma formatação da seção secundária, mas sem o negrito.

2.4 Corpo do texto

O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo dos títulos das seções. O corpo de texto utiliza fonte Arial, tamanho 11, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples, com 6 pt depois do parágrafo, exatamente como este parágrafo.

  • No caso do uso de tópicos, o marcador disponível é este que aparece no início desta frase;
  • Usar a formatação alinhada a esquerda e direita;
  • Deixe um espaço de 3 pt acima de cada um dos itens a serem listados;
  • Após o último tópico, deixar um espaço de 12 pt, como aparece a seguir.

Caso queira utilizar listas numeradas (1, 2, 3.. ou a, b, c..), isso deve ser feito manualmente utilizando os mesmos recuos que aparecem nesta lista com marcadores.

3 FORMATAÇÃO DE EQUAÇÕES, TABELAS OU ILUSTRAÇÕES

As equações devem ser destacadas no texto (para facilitar a leitura), e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre colchetes, alinhados à direita. Na seqüência normal do texto, deve-se usar o espaçamento de 12 pt antes e depois, conforme exemplo abaixo.

E = m.C2        [1]

z2 = x2 + y2        [2]

As ilustrações devem estar inseridas no texto com a formatação preferencialmente no formato alinhado e centralizado (quando possível), não podendo ultrapassar as margens do texto.

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (figura, tabela, quadro, gráfico, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título, conforme Figura 1, Quadro 1 e Tabela 1. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (615.2 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com