TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de um estudo sobre a história da educação e pedagogia no Brasil

Relatório de pesquisa: A importância de um estudo sobre a história da educação e pedagogia no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 9

OSASCO, Abril 2014

Introdução

Iniciamos este trabalho relatando sobre a importância do estudo sobre a historia da educação e da pedagogia, será que realmente somo feitos do tempo? Será que somos seres históricos?

E como dizer a respeito da origem da educação escolar no Brasil? Qual foi a contribuição dos jesuítas?

Se tratando de Educação Brasileira, muitas são as interfaces que necessitam ser analisadas para que se fundamente uma discussão da educação contemporânea. Parte-se, portando, do princípio de que a realidade atual sofre consequências do tempo histórico, permeado por interferências políticas, econômicas e sociais desse percurso.

“A preservação da memoria histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares”.

Atuamos no papel da vida e na dimensão do tempo a qual estamos inseridos, a memoria nem sempre é idêntica em todo lugar, o homem tem importância fundamental para que a memoria se perca e como consequência o esquecimento de alguns fatos que marcam a sua trajetória.

Nossas ações, pensamento e atitudes mudam o tempo todo, à medida que enfrentamos os trabalhos da vida como também na vivencia com qualquer outro ser humano, assim vamos produzindo conhecimento, cultura.

A medida que avançam as tecnologias e a ciência ,novas ordens sociais se instauram como novos paradigmas ,valores e linguagens ,a ruptura com o passado torna-se inevitável .

O esquecimento da memoria cultural, das tradições, desvincula o homem de suas raízes, impossibilitando-o de compreender como e porque se dão as transformações econômicas, politicas, sociais e culturais. Reconstituir a historia é importante porque os povos têm culturas diferentes com interesses sociais e políticos que modifica o meio da vida e da sociedade.

O tempo é o que mais nos favorece, somos a historia que o tempo se incumbiu de escrever, as inúmeras coleções da nossa historia sócio politica e culturais.

A busca pela compreensão da cultura adquirida com o tempo, com a convivência, o espaço onde estamos inseridos, nos permite a valorização das nossas raízes e a buscarmos novos meios de nos relacionarmos na sociedade em que vivemos. Buscamos um contexto histórico - social concreto compreender a pratica social vivenciada no passado e busca viver em um presente diferenciado para que no futuro seja lembrado. A memoria da historia é herança de uma geração para uma geração, se não existisse a historia ou sua preservação como saberíamos quem foram nossos antepassados, como eles viviam ,qual era a sua cultura e no que acreditavam .

A historia não é idêntica em todos os tempos e em todos os lugares, é impossível pensar em natureza humana com características universais e eternas. Com a historia da educação, construímos interpretações sobre as maneiras de como os povos transmitem as suas culturas.

Com o avanço da modernidade capitalista, prevalece a historia como uma ciência que estuda a relação e a memoria. No século 19 o conceito de historia como disciplina deixa de ser articulada à arte e filosofia, adquirindo conotações mais cientificas.

A historia da educação no Brasil, com suas fazes marcantes e rupturas, trouxe uma vasta contribuição para a atualidade com seus erros e acertos; a educação vem se desenvolvendo ao longo de sua historia, percebe-se que o tradicionalismo já não é absoluto, o aluno é visto como um individuo ativo, critico e reflexivo na sala de aula .

É necessário que o fato histórico dependa do local, do período politico, da sociedade em questão e sua cultura, bem como as suas consequências desse fato refletidas sobre esta sociedade. O tempo constrói os fatos e o fundamenta, transmitem tantas coisas, memorias e experiências, modifica os conceitos e significados.

Portanto, o importante é reconhecermos que a dinâmica inerente à memoria faz com que a mesma seja passível de alterações a qualquer tempo e em qualquer lugar.

A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra reforma católica.

A reforma religiosa teve inicio no século XVI por abusos cometidos pela igreja católica; a igreja católica acumulava bens ,os sacerdotes viviam na luxuria ,existiam sérios problemas na igreja a respeito das próprias convicções católicas, vendiam perdão e arrecadavam dinheiro para construção da Basílica São Pedro .

Os reis e a burguesia estavam insatisfeitos com a interferência da igreja nas questões politicas, a burguesia comercial era condenada pelos padres por usufruírem de lucros e juros.

Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da igreja católica, mostrou a necessidade da reforma católica. Com a ruptura da igreja católica começou uma perseguição que não deu grandes resultados; a partir daí começou-se a reconhecer a ruptura protestante surgindo assim um movimento de moralização e reorganização estrutural da igreja católica.

Após a reforma, os jesuítas ligados entre si e à igreja Católica por uma disciplina rigorosa, já desbravavam terras a procura de novos seguidores dentro de um contexto de contra reforma; ao chegarem ao Brasil em 1549 implantaram a primeira escola, sendo o início de um processo de criação da escolaridade básica, enfrentando sérios desafios conseguiram organizar estruturas de ensino e se adaptar ao novo continente; pregaram o catolicismo aos índios, mas para convertê-los ao catolicismo perceberam que teriam que ensina-los a ler e escrever.

Sendo assim a igreja católica se empenha mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade, observamos a companhia de Jesus, já famoso pela superioridade de suas escolas tem papel principal para que esse objetivo fosse alcançado; ”eles não trouxeram somente a moral, a religiosidade e os costumes da Europa, trouxeram também os métodos pedagógicos”.

No período de 1549 até meados de 1759 os jesuítas promoveram à catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite, esse período permaneceu durante 210 anos.

Os jesuítas fundaram os primeiros colégios do Brasil: em Salvador - colégio dos Meninos de Jesus -, em São Vicente e, em 1554, no planalto de Piratininga, ao redor do qual se desenvolveu a cidade de São Paulo. Além dos colégios, localizados ou próximos dos poucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com