TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Ceinf - Lafayete Câmara de Oliveira

Coordenadora: Marta Alves Guimarães de Souza Santos

Formação: Pedagogia

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança.

  1. Como o brincar influência no processo de ensino-aprendizagem.

R: O brincar possibilita experiências que proporcionam o desenvolvimento integral da criança e um encontro da cultura de seus antepassados. Com suas histórias de vida, suas trajetórias e com a aprendizagem da criança.

  1. Quais são os benefícios que o brincar proporciona para o ensino aprendizagem da criança.

R: O brincar é considerado a principal atividade para o desenvolvimento psíquico da criança, pois pode promover autonomia, a constituição da identidade e a socialização com os outros, gerando possibilidades para o desenvolvimento da imaginação, da atenção, da imitação, da memória e do cumprimento e da criação de regras.  

  1. É possível a criança aprender e brincar ao mesmo tempo.

R: Sim. Pois a brincadeira é a linguagem germina da criança, pois lida,                amplia, investe e vivencia o mundo a sua volta com prazer, pontilha emoções de maneira significativa. Pois essa linguagem se realiza nas multiplicidades e      isso atribui um dos aspectos de vida relevante da Educação Infantil.

  1. Como o professor deve motivar seus alunos à aprendizagem.

R: O professor poderá trazer para suas aulas diversidade de produção cultura (brincadeiras diversas, cantigas, histórias, etc.). Enriquecendo o universo da criança, apresentando tudo isso através da ludicidade e de forma bem simples para que as crianças consigam significados para suas vivencias e construção de uma identidade fortalecida.

  1. A ludicidade implica na criança uma maneira de se expressar, ouvir, respeitar e ter sua própria opinião. Explique o porquê.

R: Porque quando brincam vivenciam papeis nas interações com seus pares, como forma de (se) interpretar a realidade. Reinventa o sentido das relações entre as pessoas e a característica dos objetos de sua cultura, logo, uma criança poderá assumir um papel de adulto (pai, mãe, professor etc.) ou até de anima. Uma caixa de papelão se torna um túnel do tempo ou uma nave espacial, e uma folha de papel, um avião ou um barco.

  1. Quais as implicações do ato de brincar no desenvolvimento infantil.

R: O brincar está intrínseco à vida das crianças desde bebês, porém a mediação do adulto é fundamental para a qualidade do brincar, assim o brincar trará sempre benefícios para seu desenvolvimento e, especialmente para constituição do adulto no qual se transformará.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com