TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A intenção do grupo sobre alfabetização

Seminário: A intenção do grupo sobre alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

Estar alfabetizado é...

Eu a integrante :

Eu fui alfabetizada na primeira serie sem cartilha. Não sabia nada ate entrar na escola.

Tenho boas recordações da minha escola. Bom, tive uma ótima professora no primeiro ano e lembro até hoje como foi a primeira vez que vi o alfabeto lembro que cada letra tinha um bichinho ou objeto que iniciava com a letra e todos cantávamos musiquinhas assim foi muito fácil aprender a ler e escrever.

Eu a integrante :

Foi para mim como se eu mudasse completamente todas as minhas visões de mundo. Redescobrisse tudo o que eu havia visto na minha frente.

Me senti importante e integrante total da sociedade pois agora podia ler e escrever, me expressar nas palavrinhas e entender um pouco dos livrinhos e viajar pelo mundo da leitura.

Intenção do grupo sobre estar alfabetizado.

Estar alfabetizado é atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.

Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos.

"Eu digo que meu aluno está alfabetizado quando ele adquire certa autonomia para expressar-se utilizando à escrita. Ele, o aluno, tem seu tempo para assimilar algumas normas que tornarão seus escritos mais compreensíveis Considero a alfabetização não um estado, mas um processo. Ele tem início bem cedo e não termina nunca. Nós não somos igualmente alfabetizados para qualquer situação de uso da língua escrita. Temos mais facilidade para ler determinados textos e evitamos outros. O conceito também muda de acordo com as épocas, as culturas e a chegada da tecnologia.

• Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito

• É apropriar-se da função social constituinte dos atos de ler e escrever.

• Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.

• É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.

• É estar apto a escrever uma carta.

• É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.

Enfim, ser alfabetizado NÃO É ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases

A alfabetização no nosso entender, deve considerar o contexto em que ocorre, deve vê-los como sujeitos, respeitar suas singularidades, ser humanizadora. Quando, porém, a reduzimos à decifração de um código, ou quando não consideramos as dificuldades daqueles que, por sua condição social, não “conseguem” aprender, não estaremos tornando este processo humanizador em um mecanismo de exclusão.

Definições sobre Decodificar, Ler, Escrever, Autonomamente, Aprendizagem e Conhecimento.

A leitura é um processo dinâmico e social, resultado da interação da informação presente no texto e o conhecimento prévio do leitor, possibilitando a construção do sentido, ou, em outras palavras, a compreensão textual.

A fim de melhor entender como, ao longo do tempo, a leitura deixou de ser considerada uma mera decifração de significados contidos no texto e como o leitor se tornou um criador de sentido e não apenas um receptor de mensagem.

Decodificar é :O aluno primeiramente decodifica os símbolos escritos. É uma leitura superficial que, apesar de incompleta, é essencial fazê-la mais de uma vez num mesmo texto. É o momento em que o aluno deve anotar as palavras desconhecidas para achar um sinônimo, passo importante para passar para a próxima etapa de leitura, a compreensão do que foi lido.

A leitura envolve em primeiro lugar, a identificação dos símbolos impressos (letras e palavras) e o relacionamento destes com os seus respectivos sons. Em que, no início do processo de aprendizagem da leitura, a criança deverá diferenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com