TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A missão jesuítica

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

SP II – A MISSÃO JESUÍTICA

Antônia e Bárbara são professoras estavam conversando sobre o sistema de ensino jesuítico. A historiadora relatou que iniciou esse conteúdo em sua aula falando que ao longo dos séculos XVI e XVIII várias missões católicas foram criadas pelos jesuítas na América do Sul, mas que infelizmente seus alunos não compreenderam o objetivo das missões.

Barbara destacou que está fazendo um estudo sobre o envolvimento entre a Igreja Católica, Portugal e Espanha na colonização do América do Sul. Aprovitou para discutir com a colega sobre os problemas do o movimento missionário em áreas de litígio entre o colonialismo espanhol e português que levou a população indígena dos Sete Povos das Missões a ser submetida a um dos principais "tratados de limites", sobre o Tratado de Madrid (1750) e o que ele significou aos Guaranis e Jesuítas.

A professora de história afirmou que até hoje causa-lhe interesse em estudar mais afundo a situação delicadíssima em que os jesuítas ficaram, pois naquela época, se apoiassem os indígenas seriam considerados rebeldes e hereges pela Igreja, caso contrário perderiam a confiança deles. Alguns permaneceram ao lado da coroa, mas outros, como o padre da missão de São Miguel, deu todo apoio aos nativos, organizando a resistência desses índios à ocupação de suas terras e à escravização. Outro ponto importante que resultou em decisões sobre o modelo educativo do nosso país foram os atos do Marquês de Pombal em relação à educação brasileira naquele momento de crise.

- Como é importante conhecer a história, ela nos dá base para compreendermos o quadro da educação atual – comentou Antônia.

- Procuro estudar muito. Sabemos que a educação brasileira tem seus pilares nas intituições jesuíticas, embora sua organização e o sentido da educação para a sociedade tenham mudado ao longo da história. -comentou Bárbara.

história

I - Brasil Colônia

 A educação Jesuítica e a formação humanística-religiosa: o Ratio Studiorum

 Os impactos da Reforma Pombalina na Educação: o Estado assume a Educação na Colônia

Didática 1

A escola como Redentora,

Qual a relação professor-aluno, conteúdo

Como era o processo de ensino aprendizagem

Políticas

2-Contextualização histórica da das leis da educação e da estrutura do ensino do Brasil colônia .

Gestão

Conceitos de organização e administração; gestão e direção; participação; cultura organizacional.

hierarquia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com