TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza e a originalidade da pedagogia. O que é pedagogia, quem é professor?

Projeto de pesquisa: A natureza e a originalidade da pedagogia. O que é pedagogia, quem é professor?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A educação é o único meio que forma cidadãos dignos e honestos, acrescentando no desenvolvimento social e econômico do país de forma igualitária e justa. E a pedagogia tem papel indispensável nessa transformação, pois é responsável por acompanhar o ensino educacional desde o primeiro contato da criança com a escola, até sua saída dela, atuando como educador orientador ou auxiliando para que o conhecimento possa ser transmitido de forma clara e correto. Pedagogo é o profissional que acompanha o percurso do desenvolvimento educacional, atuando na escola ou fora dela.

Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia, quem é o pedagogo?

A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.

Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau.

No final do século XIX e princípios do século XX os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança. Levarão a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolva reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf. Estas experiências são, até hoje, chamadas Pedagogias ou Métodos pedagógicos e alguns nomes importantes deste período são conhecidos como Pedagogos.

No restante século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passam a ocorrer nas Universidades em cursos superiores.. É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais.

O acréscimo de um ano no ensino fundamental - que passou a incluir o que antes era o último ano do ensino infantil - mexeu com a estrutura dos cursos de Pedagogia. Com isso, as escolas tiveram de rever a grade curricular do curso, porque elas têm, obrigatoriamente, de incluir a formação de professores para as séries iniciais. A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. O currículo inclui, ainda, disciplinas optativas, que permitem ao aluno complementar sua formação em filosofa, história ou artes. O estágio é obrigatório.

O Curso de Pedagogia tem como propósito formar professores para atuar no exercício da docência, na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e em disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade Normal e de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras em que disciplinas pedagógicas que estejam previstas, no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino.

O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação à distância.

Profissões relacionadas ao curso são professor, educador, pedagogo e pesquisador. Área que vem sendo mais valorizadas com o decorrer do tempo, antigamente pouco se ouvia falar em profissões como essas, um curso que transforma a maneira de pensar e agir do ser humano, pois mostra à ele a realidade do sistema educacional, provocando atitudes marcantes de mudanças. O mercado de trabalho para um profissional de pedagogia é bastante amplo e com grandes oportunidades de emprego. Cargos de orientação pedagógica, diretoria, administração de instituições escolares ou professores de educação básica e superior são somente algumas das opções oferecidas para aqueles que querem seguir essa carreira.

As principais áreas de atuação de um graduado em Pedagogia, é em Escolas, Sistema de ensino (federal, estadual, municipal ou privado), Assessoria a Entidades Sociais (fundações ou ONG’s), Consultorias para empresas órgãos de governo ou organizações sociais), Elaboração de políticas públicas.

O pedagogo é um educador que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais voltados para a Educação Básica. Sua atribuição central é a docência - na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental -, mas pode desempenhar outras atividades relacionadas à educação e ao ensino: coordenação de equipes, acompanhamento, orientação e gestão de escolas ou sistemas de ensino. A elaboração e análise de materiais didáticos (livros, vídeo, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros) também integram seu campo de atuação.

A profissão de pedagogo ainda não é regulamentada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com