TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A organização e a metodologia de educação pré-escolar

Abstract: A organização e a metodologia de educação pré-escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Abstract  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: Organização e metodologia da educação infantil

PROFA. Lane Mary Faulin Gamba

CONTEÚDO: O espaço na educação infantil

TEXTO: Organização do espaço e tempo na educação infantil

(Maria Carmem S. Barbosa e Maria da Graça Horn)

Nome: Cinthia H. da Silva

RA: 2578461468

Nome: Neryelen M. Santos

RA: 2578461517

Nome: Maura Ananias

RA: 3239549071

Nome: Rosangela Leandro

RA: 2504064331

Bauru 2012

QUESTÕES:

1- Explique os diferentes tipos de atividade, de acordo com classificação de Dornelles e Horn: atividades diversificadas para livre escolha, atividades opcionais e atividades coordenadas pelo adulto.

2- Todos os momentos podem ser pedagógicos, inclusive os de cuidado biológico. Justifique e comente esta afirmação.

3- A decoração do ambiente na escola infantil deve ser realizada com as crianças e durante todo o ano, e não de forma imutável.Comente como isto poderia ser feito, criticando aquelas decorações estereotipadas com Barbies, Mickeys, Mônicas... que ficam nas escolas do primeiro ao último dia de aula.

4- O texto traz vários espaços externos. Leia-os e relacione aqueles que você NÃO vê na escola que faz estágio ( se não faz estágio, compare com alguma escola que você conheça) e que gostaria de incluir nesta escola.

5- O espaço interno não pode ser visto como pano de fundo.

Comente esta frase com base nas informações que o texto traz sobre: como os espaços podem ser delimitados, os cuidados para organizar a sala em cantos, as possibilidades do espaço semi-aberto e os cantos fixos e os alternativos.

RESPOSTAS:

1- Atividades diversificadas para livre escolha permitem que as crianças escolham o que desejam fazer, desde que o ambiente em termos de matérias e espaços o permita. Nestes momentos a professora se livra da responsabilidade de intervir e acompanhar o que as crianças decidem fazer, entendemos ser este um momento adequado para interações e observações significativas do adulto junto ás crianças. Um exemplo: Atividades musicais. Atividades Opcionais são aquelas que podemos propor tendo como referência o interesse da criança por algum fato ou acontecimento, são organizadas coletivamente, podendo se realizar em diferentes locais, dentro e fora da instituição. Um exemplo: Teatro/ cinema. Atividades coordenadas pelo adulto geralmente são organizadas pelo adulto e proposta para todo o grupo. Estas ocasiões são importantes para se trabalhar a atenção, a concentração e a capacidade das crianças de atenderem propostas feitas coletivamente. Estas atividades podem se realizar tanto nos espaços internos como externos das escolas. Um exemplo: Brincadeiras e rodas cantadas.

2- Os momentos na escola são muito importantes, em qualquer lugar pode se trabalhar com as crianças, desde que tenha estrutura como matérias, espaço etc. Todos os momentos podem se tornar pedagógico inclusive os de cuidados biológicos, devemos defender as idéias biológicas e incentivar os cuidados com a natureza, é muito importante e fundamental para a crianças, portanto devemos sempre levá-los em parques, Zoológicos, Hortas, Trabalhar ao ar livre etc. Isso além de trazer conhecimento, se torna uma aula diferente e muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com