TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO DA PRÁTICA – METODOLOGIAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ATIVIDADE RÍTMICA DANÇA E GINÁSTICA ESCOLAR

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO FÍSICA

JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS

SEMINÁRIO DA PRÁTICA – METODOLOGIAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ATIVIDADE RÍTMICA DANÇA E GIÁSTICA ESCOLAR

ANÍSIO CALCIOLARI JUNIOR

SUHELLEN LEE SILVA

ALEXANDRE SCHUBERT

MARCELO YUGI DOI

  RODRIGO ROCHA DA SILVA

Pular Corda: Uma Brincadeira Saudável e Divertida

IRECÊ – BA

13/05/2015

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como assunto principal abordar brincadeiras/jogos infantis, mais precisamente Pular Corda, atividade muito importante ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança. Ao brincar, a criança passa a compreender as características dos objetos, seu funcionamento, os elementos da natureza e os acontecimentos sociais e também contribui para o melhor funcionamento do corpo, uma vez que ao brincar de pular corda vários músculos da criança são ativados e encontram-se em constante movimento e execução. Desse modo, as brincadeiras contribuem para exteriorizar seu potencial criativo, como também no desenvolvimento físico e motor das crianças que a fazem. Pular corda melhora no desenvolvimento tanto físico, quanto psicológico e social, pelo fato da interação com a racionalidade da criança. Essa brincadeira possibilita o condicionamento, não sendo somente um instrumento facilitador para o aprendizado, já que brincadeiras e jogos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. No jogo tradicional de pular corda esses movimentos locomotores fundamentais envolvem a projeção do corpo no espaço. São eles: caminhar, correr e saltar.

  1. PULA CORDA

Pula Corda faz parte das tradicionais brincadeiras da infância e nos dia de hoje, é uma atividade utilizada por muitos adultos para perder peso, pois além de ser econômica, pode ser praticada em qualquer lugar.

Na verdade, Pula Corda para a criança, representa a liberdade de poder brincar sozinha ou em grupo, sem se preocupar com muitas regras, ou seja, é só pegar um pedaço de corda, vestir qualquer roupa confortável e calçar um tênis ou até mesmo descalça e pular de acordo com sua criatividade e fôlego. Contar os meses, somar os números, cantar no ritmo dos versos, sempre pulando — até cansar ou tropeçar.

Para jogar não é necessário nenhum treinamento ou acessório especial. Além de um espaço plano o único equipamento requerido é uma corda, de qualquer material (sisal ou nylon) de tamanho que permita cobrir a altura de quem participa da atividade. Com pequenas variações de região para região, pular corda é uma brincadeira praticada pelas crianças de todo o mundo. Além de ser uma brincadeira divertida, pular corda é um excelente exercício para manter a forma, muito praticado por atletas. Essa atividade pode ser praticada em qualquer lugar que disponha de um espaço onde seja possível comportar todos os participantes, em quintais, quadras esportivas, nas ruas, ao ar livre etc.

         Dois participantes seguram uma ponta da corda, batendo-a em círculo, enquanto o terceiro integrante pula, antes que a corda toque o chão. Para deixar o jogo mais divertido e difícil, algumas pessoas aceleram o ritmo da batida da corda e aumente o número de integrantes. A principal finalidade dessa brincadeira é conseguir ficar pulando a corda o máximo de tempo possível e sair da corda sem tocá-la.

 Muitas vezes essa brincadeira é acompanhada por cantigas, cantadas pelos próprios participantes, tanto pelos que estão pulando quanto por os que estão com a corda (batedores), fazendo da mesma mais prazerosa e interessante. Existem várias músicas e técnicas para pular corda.

  1. MOVIMENTOS E MÚSCULOS EXECUTADOS NA BRINCADEIRA DE PULAR CORDA

Muitos são os movimentos projetados e executados durante a brincadeira de pular corda, contribuindo para um melhor condicionamento físico/mental e auxiliando no desenvolvimento das crianças e jovens que praticam esta brincadeira, dentre eles os que se fazem mais presentes e com maior número de vezes utilizado é o salto, pois pular corda consiste, como o próprio nome diz, em pular e se movimentar sem que a corda toque quem esteja saltando. O salto por ser um movimento complexo, envolve a interação de diversos músculos e articulações além de fatores biomecânicos e fisiológicos. Durante o ato de saltar quase todos os músculos do corpo humano são executados, músculos das pernas, abdômen, quadril entre outros são ativados durante a prática e em conjunto possibilitam uma melhor eficácia e desenvolvimento na brincadeira, projetando e construindo sequências de movimentos levando em conta os limites corporais dos participantes.

Ao saltar com os dois pés os indivíduos que participam da brincadeira de pular corda trabalham nos membros inferiores os músculos Gastrocnêmios e Sóleo localizados na região posterior da perna na camada superficial e que auxiliam na flexão do joelho e na flexão plantar do tornozelo, tendo o primeiro a inserção proximal no côndilo lateral do fêmur e a inserção distal no calcâneo (Inervação Tibial S1 – S2) e o sóleo com inserção proximal a um terço (1/3) do intermediário da face medial da tíbia e cabeça da fíbula e inserção distal no calcâneo (tendão dos gastrocnêmios – inervação: nervo tibial L5 - S1).

Outra área do corpo movimentada e trabalhada durante o salto corda é a região abdominal, trabalhando os músculos Oblíquo Externo e o Oblíquo Interno ambos localizados no abdômen na região Anterolateral, o músculo Oblíquo Externo está inserido na face superior externa das 7 últimas costelas e na face inferior está com inserção (1/2) do anterior da crista ilíaca, EIAS, tubérculo do púbis e linha Alba, com inervação nos 4 últimos nervos intercostais, nervo ílio-hipogástrico e ílio-inguinal, sua principal ação na contração unilateral e bilateral é auxiliando a rotação com tórax girando para o lado, bem como na flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal. Já o Músculo Obliquo Interno tem ação idêntica ao Oblíquo Externo, porém realiza rotação do tórax para o mesmo lado, tendo inserção superior nas 3 últimas cartilagens costais,  crista do púbis e linha Alba e inserção inferior na crista ilíaca, EIAS e ligamento inguinal, sua inervação está nos 4 últimos nervos intercostais, nervo ílio-hipogástrico e ílio-inguinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com