TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da aprendizagem organizacional

Ensaio: A questão da aprendizagem organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Ensaio  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

A questão da aprendizagem organizacional tem se tornado cada vez mais importante em função das grandes transformações que ocorrem na economia, na sociedade, nas organizações e nas pessoas, num mundo globalizado, de alta competição e instabilidade. O reflexo para as pessoas é a dificuldade de acompanhar as evoluções pela veloz desatualização de seus próprios conhecimentos. Essa situação produz reflexos sobre as empresas nacionais, que passam por um momento de transição face ao ambiente competitivo. Há uma grande quantidade de empresas transnacionais entrando no mercado com tecnologias avançadas e poder financeiro. Os executivos brasileiros já têm se envolvido em grandes temas como planejamento estratégico, foco no cliente e gestão da qualidade. Falta, entretanto, o despertar para aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, que estão se tornando o grande diferencial estratégico, neste ambiente turbulento. Empresas de informática, por exemplo, com predomínio da alta tecnologia, de velocidade da infomação e da inovação constante, estão obrigadas a se manterem constantemente atualizadas, sob risco da perda de competitividade e mesmo de insolvência. Uma consequência da velocidade das inovações é o rápido obsoletismo de equipamentos, softwares, produtos, processos e do próprio conhecimento . (ANDRE, 2001)

Pode-se observar que muitas empresas já têm desenvolvido características de organizações que aprendem. São características das organizações que aprendem: Assinale a alternativa INCORRETA

a.

Os valores, conhecimentos e objetivos são compartilhados: o engajamento é energia e compartilhamento de todos.

b.

Baseiam-se unicamente no passado da organização para suas tomadas de decisão.

c.

A Preocupação com a disseminação de informações e conhecimento que geralmente ocorre por meio de boletins, telefone, internet, etc.

d.

A observação dos erros cometidos como forma de oportunidades de crescimento.

e.

A presença de sinergia entre pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com