TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  11/12/2019  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 2

REDAÇÃO - AVALIAÇÃO

Nome: Bárbara de Aquino

Curso: Pós-Graduação em Gestão Escolar

Disciplina: Ética de Responsabilidade Social

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

INTRODUÇÃO

Esta redação terá o objetivo de explanar sobre a Ética e Responsabilidade Social nas empresas/meio corporativo.

ANÁLISE

Conceituando ética e responsabilidade social, é a forma como uma instituição conduz suas atividades, tornando-se co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. De acordo com Ferrell, Fraedrich e Ferrell, 2001, p. 07, “Ética empresarial compreende princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios”.

Portanto uma das bases será: Administrar com Responsabilidade Social, ou seja, atender às expectativas da sociedade em termos de respeito às leis, aos valores éticos, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente. Novamente, de acordo com Ferrell, Fraedrich e Ferrell, a “ética empresarial diz respeito a regras e princípios que pautam decisões de indivíduos e grupos de trabalho; a responsabilidade social refere-se ao efeito das decisões de empresas sobre a sociedade”. (2001, p. 08).

A atuação da empresa frente à comunidade será que promover ações que demonstrem sensibilidade social e que podem ser lucrativas para a empresa. Além disso, ser socialmente responsável pela otimização da “imagem” da empresa em termos de cidadania. Por consequência, aumento no preço das ações em função da aprovação pública.

A importância da responsabilidade social na empresas tem se fortalecido na constatação de que as empresas têm um papel importante, praticamente essencial, a cumprir, juntamente com o governo e a sociedade civil, na solução das desigualdades sociais e da catástrofe ambientais que constantemente presenciamos por todo o mundo.

Consideramos os “pilares” da Ética e Responsabilidade Social: a necessidade da inclusão social e o amplo respeito aos direitos humanos; o banimento de qualquer tipo de discriminação de gênero, racial, ideológica, étnica, cultural, entre outros; o anseio político de implantá-la na gestão da empresa. O código e a ética devem ser aliados naturalmente a rotina das organizações. Porém alguns aspectos têm de ser levados em consideração segundo Ferrell, Fraedrich e Ferrell. Um deles é a constatação de que as empresas necessitam ter lucro para sobreviver no mercado. O outro é a acordo de interesses entre a “gana” de ter lucro e os desejos e as necessidades da sociedade. A busca pelo equilíbrio entre esses dois pontos (sociedade e empresas) caracteriza a conduta e a ética das organizações com seus públicos.

As empresas que praticam a Ética e Responsabilidade Social estão alcançando efeitos positivos principalmente em na redução de custos, melhoria de imagem, crescimento no volume de vendas e fidelidade dos clientes e melhoria dos indicadores de produção e qualidade.

CONCLUSÃO

Como vimos à conduta ética tem de estar presente na gestão das empresas, porém muitas empresas ainda caminham na “contramão” das práticas da Ética e Responsabilidade Social, porque ainda têm dificuldade de ver o futuro e não possuem a visão sistêmica de que tal prática diz respeito à sua imagem e reputação. Perceber que os consumidores valorizam e prestigiam as empresas pelo seu comportamento. De que a ética influência diretamente na escolha dos consumidores e também no valor das ações das organizações. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com