TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Amanda Marques Amatucci Rodrigues

Curso: Psicopedagogia

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social

A Ética é parte importante tanto na estrutura organizacional quanto na social, já que na formação de uma empresa, e também da sociedade, requer muitos elementos que a identificação como tal. A Ética é vista como instrumento de equilíbrio das organizações e do relacionamento entre os elementos que a constituem.

Ética e Responsabilidade Social, apesar de ser um tema fácil de ser abordado, pode-se dizer que é um discurso com poucos exemplos comprobatórios nos tempos modernos, principalmente no Brasil.

Bom, isso pode ser explicado pois o homem é fruto de sua mente e o seu corpo algo transmissor do seu pensar, ou seja, aquilo que é pensado é refletido no meio envolvente através de ações. E, por isso, é possível dizer que quando pensado positivamente gera saúde, bem-estar, conforto e sucesso. Já, se pensar negativamente, gera desconforto, ansiedade e doenças psicossomáticas. Como o homem é um ser social, acaba tendo uma forte tendência em viver em grupo e assim refletir no grupo no qual pertence o jeito de ser a partir daquilo que acredita ser. E acaba acontecendo que algo que é aceito em um grupo no outro não é.

Pensando de uma forma generalizada e não particularizada, não se muda o comportamento de uma sociedade sem mudar o seu jeito de pensar, até porque, cada indivíduo é único e singular. É preciso dizer que a condição é estruturada a partir de uma forme de pensar de uma maioria. Afinal, se a maioria acha que jogar lixo pela janela do carro é correto, não jogar é um absurdo. Outra coisa importante de não se esquecer é que uma sociedade é um conjunto de pessoas ligadas de maneira orgânica por um princípio de unidade que ultrapassa cada uma delas. E é assim que as pessoas se encontram e trocam experiências e também onde estruturam as leis e normas que as direcionarão.

A ética não se resume à moral, costume ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para poder encontrar o melhor caminho para viver e conviver em sociedade. Logo, busca o melhor estilo de vida, seja na privada ou pública.

Falando um pouco do significado da palavra Ética, vem de origem nobre, da antiga cultura grega, berço da civilização. Vem de “íthos” que significa “a clareza da alma”. O verbo grego “ítheos” significa “filtrar”. Sendo assim, uma pessoa possuidora de ética, filtra melhor os estímulos e valores do mundo. Quando é filtrado é também eliminado o que não é bom. Logo, uma pessoa com ética tem valores marais bem filtrados, sabe diferenciar o certo do errado, o que é bem diferente daquilo que é conveniente, até porque nem tudo aquilo que convém é ético. Assim, é possível dizer que um ser ético age com responsabilidade, pois sempre pensa de uma forma coletiva, ou seja, o agir e pensar comungam com o bem-estar do coletivo e não apenas do interesse individual.

Bom, se ser ético é saber filtrar melhor os estímulos e valores de todos e também é preciso agir com responsabilidade social quando se é cumprido de forma harmônica os seus deveres e suas obrigações sociais. A Ética e Responsabilidade Social tratam da capacidade das instituições agirem com seriedade e respeito para com a sociedade de uma forma geral e com compromisso para com todos. Não pode existir mais uma empresa, por exemplo que não se preocupa com o bem-estar de seus pares. Isso se tornou politicamente correto e é possível perceber que economicamente é muito mais viável. Um exemplo fácil de ser entendido é que trabalhar a coleta seletiva nos municípios não deveria ser algo de modismo e sim um processo de conscientização populacional, e olha que isso é qualidade de vida. Outro exemplo é, não basta adotar uma praça, colocar bancos de praça e iluminá-la. É precisa tornar o ambiente mais agradável e ensinar a educar com o exemplo. Ou seja, para que as coisas aconteçam na sociedade é preciso que todos façam uma faxina geral na forma de ser, agir e pensar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com